Luciana Prado Fotografia

Mentoria: meu maior orgulho!

Hoje quero contar a história da Danieli Castoor, que iniciou a mentoria comigo em setembro de 2010. A história dela sintetiza o que é a mentoria, o que eu busco e ofereço. Gosto de ver o talento de alguém desabrochar e de participar de forma continuada desse processo, estabelecendo uma relação duradoura, onde possa compartilhar meu conhecimento e criar atalhos para a descoberta fotográfica de alguém. Foi assim que nasceu a mentoria.

Danieli Castoor se inscreveu na primeira seleção para a mentoria, ainda em 2010. O e-mail dela era uma delícia de ler, contava sua história, parecida com tantas outras, mas com um tempero próprio, que já mostrava sua personalidade. Assim como eu e muitas outras, a porta de entrada dela na fotografia foi o nascimento de sua filha. Esse é um começo comum e o que se segue a ele é que faz a diferença. O que começa como um reflexo do amor de mãe, precisa transcender e se transformar para tornar-se profissão, passando por muito estudo.

Desde o primeiro dia no fórum ela já me impressionava com seu interesse, empenho e dedicação.
Não esqueço sua resposta ao segundo exercício que propus:

Cada um de vcs deve fazer um retrato de uma pessoa de qualquer idade. Este retrato deve passar uma emoção específica e deve utilizar de forma predominante o seguinte elemento da linguagem fotográfica: o uso consciente da cor.

Seu tema era energia. Ela, que já vinha me impressionando, apresentou esta sessão de fotos com a filha:

E o seguinte texto:

Mais um exercicio pra aprender muito. Uma lista de erros… um atrás do outro. Primeiro armei todo o circo e fotografei em ISO 2000 (sem querer). Quando fui ver as fotos estavam com muito ruido. Deletei todas.
Comprei mais material, o outro não servia mais. Mudei de cômodo, pq a chuva apertou e a casa ficou mais escura. Na sala entrava mais luz e a posição que a Laurah ficou (e não quis mudar de forma alguma) dava mais sombra ainda. Ela se movimentou todo o tempo… (acho q dá pra ver pelos rastros de tintas)… e muitas fotos ficaram tremidas. Ah…e depois da ultima tentativa… vi que deixei o WB pra dia ensolarado… rs rs rs
Só que não tinha mais energia pra começar tudo de novo.
A Laurah tenho certeza que animaria… mas a fotografa tinha cansado…
Mas está ai a que mais gostei. Ou melhor a que mais representa o meu tema. OU ao menos deveria.
Energia – COR
Pensei de cara em amarelo. SOL….
Criança… energia pura… (bem sei disso)
Só o amarelo e a criança faltava alguma coisa…
Pensei em leva-la pra correr…. mas a chuva não permitiu.
O jeito foi improvisar dentro de casa.
Pensei em pintura… mas pintar de amarelo??? faltava a ENERGIA… Adicionei o vermelho.
Essa pintura toda não demorou 10 minutos… tamanha a agilidade e energia da modelo
Não sei se escolhi certo, mas meu exercicio está aí.

Minha resposta:

Um dia, e não está longe este dia, vc vai achar que a técnica é o mais fácil, aquilo que é tranquilo, garantido. Como andar de bicicleta ou escovar os dentes, vc não vai nem precisar pensar duas vezes. Essa é a parte fácil de aprender e ensinar.
A parte mais difícil: o olhar, a sensibilidade, a vontade e a criatividade. Essas são características que vc pode até cultivar e aprimorar, mas se elas não estiverem dentro de vc, não existirá o artista, apenas o técnico. Vc tem tudo isso e para completar, muita energia! Fico feliz de poder ver esse talento desaborchar e ter um pequeno papel nessa trajetória, te ajudando a organizar o que já é parte de vc!
Parabéns, foto maravilhosa, momento lindo e cores perfeitas. Tudo grita energia, a dela e a sua! Parabéns!

Resposta dela:

Pequeno papel não… vc é a ENERGIA principal que está movendo tudo isso…
Muito obrigada.

E isso para mim resume o que é a mentoria: organizar o que já é parte de alguém. E é isso que busco. E foi isso que vivemos, eu e a Dani, ao longo deste tempo. Ela sempre estava motivada, buscando, pesquisando, trazendo perguntas e levantando temas. Fazia fotos o tempo todo, sempre com total entrega, com ela nunca se tratava de cumprir um exercício como se fosse obrigação, era muito mais, sempre se superava. Não digo com isso que ela veio pronta ou que sempre acertava, claro que não, ela cometia seus erros, precisava aprender algumas noções básicas de técnica fotográfica e desenvolver a arte da paciência, seu maior desafio! ;-)

Desde setembro de 2010 até hoje, a Dani continuou mostrando essa paixão pela fotografia. Estudou, perguntou, pesquisou, descobriu. Nestes quase 18 meses, em meio ao estudo, fez incontávéis sessões de fotos, primeiro com a filha, depois com filhos de amigos e finalmente com desconhecidos que a procuravam após ter visto fotos dela. E não cobrou um tostão. Porque estava aprendendo. E essa é uma postura importante, porque como eu sempre digo aqui, cliente não é cobaia. E o equipamento “profissional” não faz o fotógrafo. Este texto que já publiquei aqui no blog resume bem essa idéia que norteia a mentoria:

Hoje eu recomendo: se você está começando, se não sabe ainda o que é iso, velocidade, abertura, profundidade de campo, fotometria, compensação de exposição, entre vários outros conceitos, aprenda antes de gastar sequer mais um tostão. Se não sabe como esses conceitos se relacionam, o efeito que eles têm no resultado das fotos, não há câmera último tipo que faça de vc um fotógrafo. Um bom livro de fotografia e muito treino vão aumentar a qualidade de suas fotos muito mais do que qualquer equipamento, e por apenas algumas dezenas de reais! Muitos passam horas analisando uma foto em zoom total no photoshop, procurando cada pequena imperfeição que possa ser atribuída a lente, e não dedicam o mesmo empenho à feitura da foto, à composição dos elementos, à história que a foto conta e à emoção que ela evoca.
Uma câmera reflex de entrada e uma lente 50mm f/1.8 (que custa em torno de 450 reais, nova) é tudo o que vc precisa para começar. Depois aproveite essa fase deliciosa de aprender sobre fotografia sem se dedicar a fazer disso um negócio. Aliás, a segunda pergunta que mais recebo e também vou reproduzir minha resposta aqui é esta: comprei uma reflex, meus amigos querem que eu faça fotos dos filhos deles, quanto eu cobro? Na verdade, esta pergunta está diretamente ligada à anterior. Como gastam muito em equipamento logo de cara, ficam ansiosos para ver esse dinheiro voltar logo ao bolso, e a resposta que parece óbvia é fazer da fotografia uma fonte de renda. Minha resposta, que não é muito popular, e esta: quanto deve cobrar quem está aprendendo? Nada! Quem está ainda na fase do aprendizado deve se considerar de sorte se tiver amigos dispostos a ser cobaias. O melhor conselho é aproveitar o hobby sem querer fazer dele um negócio. Faça várias sessões, deixando claro que a pessoa que se dispuser a participar estará colaborando com seu aprendizado. Dessa forma, a relação não envolverá cobrança nem stress (quem paga tem direito de exigir qualidade profissional, não é bom se colocar nessa posição enquanto ainda se está vulnerável, aprendendo.) É importante ter a liberdade para cometer erros, por mais que seja um clichê, é assim que se aprende! Para os amigos que forem cobaias, ofereça algo em troca, como uma dúzia de fotos impressas em tamanho 13X18, como recordação da sessão. Eu comecei assim, e fiz isso por uns dois anos. E me divertia tanto fazendo essas sessões que, honestamente, naquela época eu até pagaria pela oportunidade! rs Para que ninguém abuse, ofereça você a sessão para quem quiser e deixe claro que tudo deve ser de acordo com os seus termos, vc não cobra, mas escolhe a hora e o lugar, por conta da luz, dá palpite no figurino, enfim, comanda a cena. Quando estiver produzindo um trabalho de qualidade profissional de forma consistente, aí sim é hora de avaliar se é o caso de iniciar um negócio.

Tempos depois, quando já nos conhecíamos bem e a mentoria já estava avançada, a Dani comentou que tinha me escrito uma vez, muito antes de eu ter falado na mentoria e que já não tinha esse e-mail, mas lembrava-se que tinha sido um momento especial em sua vida. Ela escreveu no dia em que entrou pela primeira vez em meu site e reconheceu no que eu fazia o que ela queria para sua vida. Eu, que não apago nada, fui buscar em minha caixa de entrada e achei este e-mail, que ela me autorizou a compartilhar aqui no blog:

Luciana,

Me chamo Danieli, moro em Betim -MG e estou começando a estudar fotografia. Quero fotografar crianças, bebes, familias… exatamente o que encontrei no seu site.
Escrevo para dizer que meus olhos se encheram de brilho, luz, vida e sentimento observando seu trabalho!
Me formei em Terapia Ocupacional, mas depois que minha pequena Laurah nasceu vi como é maravilhoso registrar momentos e emoçoes… e foi essa a razao de querer me tornar fotografa profissional.
Estou começando, vou comprar minha primeira camera… E se um dia for dar algum curso em SP… quero estar na primeira fila.
Obrigada por ter feito meu coraçao pular e ter mais certeza do que quero fazer pro resto da vida…

um beijo,
Danieli Castoor
Futura colega de profissao

Pois é, o futuro chegou. E eu, mais que orgulhosa, apresento para vocês essa fotógrafa maravilhosa, grande amiga, que está iniciando suas atividades profissionais agora em março de 2012. Seja bem-vinda, Dani, o sucesso te espera e eu estou imensamente feliz de fazer parte dessa trajetória!

A seguir, fotos atuais dela:

O site da Dani ainda não está no ar. Quando estiver pronto, vou avisar aqui no blog para vocês conhecerem mais do trabalho dela.

Para receber as notícias sempre em primeira mão, é só curtir a minha página no facebook!
Para comentar este post, clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

52 Comments

  • Pedro Paulo says:

    Nossa, um progresso enorme em um tempo muito curto. Impressionante. Vc tem o dom de ensinar, além de obviamente o dom de fotografar! Parabéns, Danieli, vc aproveitou a oportunidade que teve! Em um tempo que a gente vê tanto fotógrafo cobrando os olhos da cara pra um workshop de duas horinhas, é muito bom ver gente que não é movida apenas a $$$$ e que compartilha por amor a arte! Oportunidade como essa não tem preço, mesmo, porque o que vc deu ninguém nunca poderia pagar. Seu tempo, sua atenção e ensinamento por quase dois anos! Danieli, vc é uma moça de sorte!

  • Danieli Castoor says:

    Nem precisa falar o quanto estou emocionada… e feliz. Nem de longe… poderia imaginar… que um dia…. LUCIANA PRADO… olharia uma foto minha…. imagina pensar… que ela escreveu isso… PRA MIM!
    Lu, minha mentora, minha amiga… me lembro que quando contei a algumas pessoas sobre a mentoria, que eu tinha sido escolhida… a primeira pergunta que me fizeram…. O QUE ELA VAI GANHAR COM ISSO? O QUE ELA ESTA QUERENDO? E eu respondi, não sei. Mas estou muito feliz.
    HOJE… EU RESPONDO.
    Você só queria ajudar, só queria encaminhar, só queria compartilhar.
    E ajudou muito mais do que propunha a mentoria. Cuidou de tudo. De cada detalhe, de cada acerto, de cada erro. Meu Deus… eu não conseguia focar… e hoje… apesar de saber o longo caminho pela frente… sei que cheguei em um lugar que eu JAMAIS chegaria sem você.
    Em um meio onde o bacana sao WS carissimos, bla bla bla… e tudo o mais que sabemos…. vc estava ali… só pra ajudar.

    Minha amiga…. que um dia… vc receberá tudo que fez pelo meu sonho…
    Hoje, tenho o maior orgulho do que estou me tornando… e você estará sempre no meu coração.
    Meu mais sincero…. obrigada!

  • Wanessa says:

    Que trabalho lindo…o seu de mentoria (que aguardo novidades) e o da Dani. Belíssimas fotos, com delicadeza e sentimento.
    Parabéns!

  • Júlia Meireles says:

    Post inspirador em todos os sentidos, começando pela sua atitude, de criar essa mentoria sem nada pedir em troca e também pela evolução da Daniele. Para nós que estamos começando é muito legal ver o processo, enche a gente de esperança de um dia fazer fotos assim. Aprendizado é tudo, né? beijos

  • Fernanda says:

    Imagino como deve ser maravilhoso ser guiado por alguém que ama o que faz e ama passar conhecimentos…

    Agradeço a Deus quando conheço pessoas tão maravilhosas como você, que Deus te abençõe todos dias e que sua LUZ nunca se apague.

  • Maurício says:

    Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para saber mais detalhes sobre os requisitos, para saber se posso me inscrever. Vou acompanhar ansioso!

  • Post maravilhoso, além de falar sobre o nascimento da Dani, como fotógrafa, o post ainda nos dá várias dicas. É fantástico como as fotos da Dani transmitem a mesma leveza e beleza que eu vejo nas fotos da Luciana. Pra mim, seria uma honra ter a Luciana como mentora! Parabéns para a Luciana, pela tamanha generosidade e competência, e parabéns para a Dani, que foi muito inteligente em aproveitar essa oportunidade ímpar. E, de quebra, ainda ficou uma bela amizade entre vocês! bjs.

    • luciprado says:

      Obrigada, Lúcia, quis mesmo fazer um post bem completo, que desse a todos uma ideia do que é a mentoria. E sim, desse convívio nasceu uma grande amizade! bj

    • Danieli Castoor says:

      Lucia, hoje nem sei falar… o que de melhor teve na mentoria… mas a amizade da Lu… isso eh pra sempre… de coração. Não somente por me levar pelo caminho… mas pela afinidade… pelas historias em comum… e pela intensidade de sentimentos… e por ter tido a oportunidade de conhecer a Luciana Prado… de uma forma que poucos conheceram…..

  • Ana Paula says:

    Fantástico! A evolução da Dani foi incrível, em pouco tempo ela atingiu uma qualidade impressionante . O legal é que dá pra ver você em alguns detalhes no trabalho dela, mas ao mesmo tempo ela tem personalidade própria. Vc está de parabéns, deve ser uma professora maravilhosa, mesmo dizendo que não quer ser professora hehehe. Quem sabe um dia vc reconsidera e oferece cursos e ws pra nós? A mentoria é para poucos, então dessa forma mais gente teria acesso a essa experiência tão bacana de aprender com vc. beijinhos

  • Carla Costa says:

    Parabéns por esse trabalho excepcional, Luciana! Queria ter tido uma mentora boa dessas quando eu estava começando! rs

  • André Luís says:

    Luciana, vc dá um show em tudo que faz! Seja fotografando ou "mentorando" ou escrevendo esse blog que eu visito sempre, vc mostra seu talento, seu olhar generoso e sua competência. Coisa de artista. Parabéns. E parabéns pra Daniele que agarrou a chance com unhas e dentes e se entregou de corpo e alma a esse processo. Um grande sucesso!

    • luciprado says:

      Obrigada, André! Fiquei super feliz com seu comentário!

      • Katy Caroline says:

        Luciana, era dela mesmo que escrevi outro dia, andei expiando o blog e varias vezes conferi se estava no site dela ou no seu, pois encontrei muitos detalhes seus…. cheguei agora em casa , mas não poderia deixar de conferir essa belissima novidade , eu fiquei imaginando a emoção da Dani, o sorriso, as lagrimas …
        Fiquei imaginando que grande recompensa Deus lhe concederá por conduzir um sonho com nobreza , dedicação e sensibilidade.Nossa não tenho palavras mesmos… tudo que li me deixou emocionada ….Parabéns !!!!!

    • Danieli Castoor says:

      Andre, verdade. Tudo que a Lu coloca a mão… BRILHA…
      E muito obrigada.

  • Luciana e Danieli! As duas estão de parabéns! Luciana pelo desprendimento em transmitir de maneira tão generosa seu conhecimento adquirido com muito estudo e dedicação! Danieli por ter corrido atrás do seu sonho e alcançado o objetivo que se propôs de maneira tão decidida! Fiquei encantada com tudo que li e vi! Um exemplo a ser seguido, da professora e da aluna!
    Beijos!!!!

  • Nossa..o que comentar,hein??Sem palavras.Só me resta parabenizar ambas..

  • Carolina Monteiro says:

    Parabéns para as duas, por esse trabalho tão lindo!!! Receber um elogio da Lu não é para qualquer uma, Dani, e suas fotos estão lindas demais, amei!!
    Quero muito aprender também, mas tenho para mim que esse sempre será um hobby, uma forma de me relacionar com as minhas filhas e meus amigos, e não uma profissão. Quem sabe um dia não consigo também uma orientação da Lu!
    Beijos

    • luciprado says:

      Carol, vc sabe que é mais que especial pra mim, então vai ser um imenso prazer, a hora que quiser é só falar! ;-) E minhas modelos mais fofas? não vejo a hora de vê-las novamente! beijão

  • Edna Fernandes Pires says:

    Luciana, conheci o seu trabalho através da minha filha, Francine, a qual vc fotografou grávida e depois quando o bebê dela tinha 11 dias de vida. Desde então venho acompanhando o seu trabalho, seu blog e estou sempre procurando fotos novas p/ ver e curtir. Minha empatia c/ o seu trabalho vem, em primeiro lugar pela beleza e técnica, mas também porque vejo nele coisas que sempre gostei : cores e ar livre… não gosto de fotografar usando flash ! Desde a minha adolescência sou apaixonada por fotografia. Nunca estou sem uma máquina na bolsa e para mim todas as ocasiões devem ser registradas. Sempre fotografei os meus filhos e sobrinhos, em todas as ocasiões e hoje curto fotografar o meu neto Henrique. Amo também viajar e fotografar lugares, paisagens, o nascer e o pôr do sol, flores e diferentes arquiteturas…ah, quem me dera poder viver viajando e fotografando !!! rsrs . Vou aguardar anciosamente as orientações para participar da seleção para mentoria ! Parabéns pelo seu trabalho e pelo sucesso da mentoria c/ a Danieli, cujas fotos comprovam a sua competência ! Parabéns Danieli e muito sucesso ! bjs Luciana

  • erikafotos says:

    Que trabalho fantástico! Danieli, suas fotos estão lindas demais. Tenho certeza que sua carreira será de muito sucesso.
    E Lu, acho que não tem mais espaço para admiração: já te disse diversas vezes como sou muito fã do seu trabalho (das palavras às fotos, amo muito!) e ver o resultado dessa iniciativa única só me faz gostar ainda mais de tudo que aprendo por aqui.
    Seu prazer e dedicação em ensinar, orientar e aprender são inspiradores.

    Como muitos, estou ansiosa pelas informações do próximo processo seletivo. rs

  • Roberta Giacomini says:

    Que post maravilhoso!!! Vou torcer para ser umas das próximas alunas da mentoria, rsrsrs.

  • Motivação, dedicação e paixão! Parabéns para vc Luciana e para a sua pupila!!

  • Vim visitar, conhecer,a dmirar,Amo fotografia, e tenho em casa a mais lida criança, eu até me atrevo a fotografar, ams quero mais me acho smepreimperfeita, queo registrar lindamente seus momentos. Vi sobre a mentoria, quero aprender mais , me diz como participar.Ando com pouco tempo na net, só noite entro leio aqui e acolá. mas minha vontade por foto me deixa noite sem dormor. bjs e lindo seu trabalho. vc é de SP?

  • Cada vez que descubro um fotógrafo novo na internet com o qual eu me identifico, vou a fundo! Fico horas estudando a sua trajetória! Vejo o site todo para ver as sua evolução! Essas histórias são incríveis! A evolução das meninas excepcional!!! Já me apaixonei por você Luciana!!!!

  • Cristina says:

    Parabéns, Luciana e Danieli!!! Li todos os comentários e só tenho a afirmar que assino em baixo, o post é emocionante, caiu uma lágrima (sério não é pra impressionar!!!) pois existe poesia e doçura nas palavras de vocês. É um oásis no meio de tanta competição e cursos e escolas que somente pensam $$$. Eu estou começando e já visito o blog da Luciana há um tempinho. Fico com uma vontade enorme de participar mas ainda não consegui a lente… coisas… prioridades… um dia, quem sabe, eu possa concorrer. Por enquanto estou fazendo cursos numa escola legal, Câmera Viajante, tem gente muito bacana lá. Mas dá uma vontade de ter uma Mentora assim tão dedicada e amiga, compreendendo as limitações e incentivando a superá-las. Isso não tem preço!!! Só muita luz nos caminhos de vocês. Sucesso sempre e muita saúde. Beijos. Pras duas!!!
    Cristina Chaves – Porto Aelgre

  • Rafaela says:

    Linda e emocionante história!
    Parabéns Luciana pela dedicação! E parabéns Dani pelo empenho!
    O resultado só poderia ser um trabalho tão lindo como pode ser visto nas fotos de ambas!
    AMEI!!
    Sucesso!!
    Bjos
    Rafaela

  • Livia says:

    Fiquei emocionada lendo o post, lendo a história. É muito bom quando as pessoas correm atrás, sabem o que querem e sabem usar um dom pra fazer arte, pra fazer algo bom!! Parabéns Dani e Lu! Uma pela garra e vontade de aprender e Lu, por compartilhar tão bem o conhecimento!!!
    Muito sucesso!!! ^^
    Bjs

  • Danieli Castoor says:

    Pre… muito obrigada…. vc foi a pessoa que mais me incentivou… e me fazia acreditar e acreditar de novo… mesmo nos momentos que eu mesma não acreditava mais. Obrigada. Eu sou um conjunto…. e vc ta no meio….

Write a Comment





  • About Luciana Prado Fotografia

  • Blog da fotógrafa Luciana Prado, especializada em fotografia infantil e de família, localizada em São Paulo.
    Clique AQUI para enviar um E-Mail luciprado@uol.com.br

    Visite o site Luciana Prado Fotografia.