Desde o meu início na fotografia, sempre recebi muitas solicitações para dar cursos. Diante disso, decidi criar uma opção que atendesse esse público: a mentoria fotográfica. A mentoria é um curso online de fotografia individual e é personalizado de acordo com o interesse do aluno, por isso atendo desde profissionais em busca de aprimoramento até pessoas dando os primeiros passos na fotografia. O curso é todo via internet e tem as as seguintes opções:

MENTORIA INTENSIVA DE 45 DIAS: para quem quer aprender em um ritmo mais intenso e ter resultados rápidos.

MENTORIA ESTENDIDA de 90 DIAS: para quem quer aprender em um ritmo mais lento, pois precisa conciliar a mentoria com outras atividades.

MENTORIA BREVE, para quem já domina os fundamentos da fotografia, mas gostaria de contar com a minha ajuda durante uma semana para resolver questões específicas.

FOTOGRAFIA DO DIA A DIA, VERSÃO INDIVIDUAL: Para quem quer fazer melhores fotos com a câmera compacta ou o celular, agora ofereço a versão individual do curso exclusiva para quem não é nem quer ser fotógrafo..

No momento, estão abertas as inscrições para agosto de 2017, com aulas começando a partir do dia 7.  Para saber o valor, as formas de pagamento e mais detalhes sobre o curso online de fotografia, entre em contato através do email info.mentoria@gmail.com.

A seguir, alguns depoimentos de pessoas que fizeram a mentoria e fotos que mostram seu progresso:

Gisa Portilho: Belo Horizonte, MG

www.gisaportilho.com.br

“Procurei a mentoria da Luciana Prado por saber que eu precisava do acompanhamento intensivo de alguém com a competência e a vocação para o ensino que ela tem. Eu já tinha tido uma pequena experiência em um projeto de orientação fotográfica que ela mesmo ofereceu em 2012, mas naquele momento eu não estava preparada para dar seguimento. O tempo passou, eu segui produzindo algumas fotografias interessantes, porém, eu não me sentia totalmente satisfeita com a qualidade do meu trabalho. Decidi buscar a ajuda profissional e ela veio em muito boa hora.
O processo da mentoria me fez crescer imensamente na fotografia. Durante o período de 4 semanas houve muito estudo, muita análise de imagens, discussões, pesquisas e práticas. A evolução depende de cada um envolvido e notei que quanto mais eu me envolvia, as pessoas do outro lado também se envolviam comigo nas minhas descobertas e avanços. Digo pessoas porque além da orientadora há uma outra profissional que nos auxilia em todo o processo.
A orientação foi toda online e funcionou pra mim melhor que da forma presencial. Eu pude contar quase que em tempo integral com sugestões de leitura, análise do meu trabalho, aprofundando técnica e prática nessa fase de aprendizado da linguagem fotográfica.
Um divisor de águas foi esse período da mentoria pra mim – não há mais como voltar. Ela despertou o gosto pelo estudo, observação, planejamento e me trouxe a certeza de que o controle da técnica deve estar aliado ao gosto pessoal e estético desse mundo incrível que é o da fotografia.”

gisa7

Fabricia Rocha: Canadá

www.facebook.com/fabriciarochaphotoart

“A fotografia sempre fez parte da minha vida. Sempre gostei de fotografar e com o passar do tempo a paixao se transformou em amor. Sabe aquela coisa de fotografar com o olhar? Isso acontece comigo. Sempre fotografando, com maquina ou sem maquina.

Em 2012 surgiu a imensa vontade de aprender mais sobre a arte de fotografar. Foi assim que a querida e talentosa Glau Macedo me indicou a mentoria. Deixei o nome da Luciana Prado bem guardadinho até que em fevereiro desse ano surgiu a oportunidade, e que oportunidade boa essa! Me sinto muito sortuda.

Pensei muito, hesitei um pouco quando decidi por fevereiro, pois é um mês frio demais da conta nas bandas de cá e as dificuldades aumentam. Mas foram essas dificuldades que me levaram a querer muito fazer a mentoria no inverno, muito mesmo. (Chega de neve azul, né Luciana? haha).

Confesso que não imaginei que aprenderia tanto, e como aprendi! Estava cansada de fotografar sem saber o que realmente fazia. Com a mentoria aprendi a expor corretamente, a usar a velocidade, abertura, ISO, profundidade, luz (ah, a luz …) e muito mais.
Aprendi que a fotografia é uma linguagem visual e temos que aprender essa linguagem com muita disciplina e dedicação. A fotografia transmite sentimentos, podemos rir com uma imagem, chorar, sentir raiva, medo, nos emocionarmos de verdade.

Hoje posso dizer que comecei a aprender a falar a linguagem da fotografia. Como uma criança quando aprende a falar e com o passar do tempo vai aprendendo mais e mais… sou essa criança bem no inicio do aprendizado e a Luciana foi minha mentora. Com ela aprendi a dizer as primeiras palavras na fotografia. Obrigada querida mentora pelos ensinamentos, pela enorme paciência, pelo carinho, pelas aulas tao bem explicadas e pela sua voz doce .. uma grande profissional, professora e amiga. A mentoria chegou ao fim mas com certeza meu amor pela fotografia so fez aumentar depois que conheci a Luciana.”

fabricia10

Vanessa Botelho: Araxá, Minas Gerais

www.facebook.com/vanessabotelhofotografia

Eu sempre fui apaixonada por fotografia e quando tive a primeira oportunidade comprei uma câmera semi-profissional, comecei a fazer cursos e a trabalhar como fotógrafa. Na época, morava em Belo Horizonte e estava sempre buscando me aprimorar, mas por mais que eu estudasse, continuava achando que faltava algo nas minhas fotos, eu não estava satisfeita com o meu trabalho. Olhava as fotos dos grandes fotógrafos como Sebastião Salgado e Steve McCurry e ficava imaginando como fazer fotos tão lindas, mas nenhum curso que fiz me trazia essa resposta. Quando minha filha nasceu, me mudei pra Araxá e parei de trabalhar para cuidar dela. Um dia vi uma sessão da Luciana no feed de uma amiga e fiquei enlouquecida. Eram as fotos que eu queria saber fazer, uma nitidez incrível, aquele brilho lindo nos olhos e de uma sensibilidade que eu nunca tinha visto antes. Logo comecei a segui-la no face e cada vez ficava mais encantada com seu trabalho. Vi que ela dava mentorias e eu achava que teria que ir a São Paulo para participar, mas com uma filha pequena naquele momento seria impossível. Um dia descobri que o curso era pela internet e logo quis fazer. Na mentoria me deliciava com cada aprendizado, comecei a aprender o que nenhum curso havia me ensinado, fazia e refazia os exercícios até acertar para aproveitar tudo que me era ensinado. Aprendi desde foco, nitidez e exposição até linguagem fotográfica e composição. Comecei a desenvolver o meu olhar e hoje posso dizer que a mentoria mudou mais do que as minhas fotos, mudou a minha vida e passei a ter orgulho do meu trabalho. Para minha surpresa e alegria, ano passado Luciana me chamou para ser sua assistente nos cursos que oferece. Nenhum outro convite poderia ter me feito mais feliz, costumo brincar dizendo que agora eu consegui o que sempre sonhei: viver na mentoria!  Muito obrigada, Luciana!

mentoria Luciana Prado

Danieli Castoor: Garça, São Paulo

www.danielicastoor.com.br

Não nasci com nenhum dom para fotografia, na verdade nunca nem liguei muito para isso. Quando minha filha tinha 9 meses eu a levei para fazer fotos em um estúdio, e daí surgiu a vontade de ser fotógrafa. Entrei na internet e uma busca me levou de cara ao site da Luciana. Me lembro de ficar muito emocionada com as imagens e naquele momento decidi que esta seria a minha profissão. Comprei uma câmera e me matriculei em um curso de fotografia. Mandei um e-mail para ela, contando da emoção que seu trabalho provocara em mim, e ela respondeu com muita simpatia. Alguns meses depois, a Luciana abriu o processo seletivo para a mentoria. Queria auxiliar fotógrafos iniciantes, eu me inscrevi e fui selecionada. Foi a maior sorte do mundo. Estava começando, não trabalhava com fotografia ainda e tinha muita vontade de aprender a fazer fotos verdadeiramente boas. Foi um processo maravilhoso. Aprendi sobre luz, composição, treinei meu olhar. A cada exercício, uma descoberta nova. Aprendi principalmente a ter crítica em relação a minha fotografia e a fotografia que estava no mercado. Saber onde me inspirar, ter paciência, conseguir olhar além do espontâneo, ter técnica. Quando olho para trás e me lembro de todo o processo e como estou hoje, não tenho palavras para descrever o que sinto. Foi muito tempo dedicado a mim, foi muito conselho, foi muito puxão de orelha. Tenho certeza absoluta que se não tivesse entrado na mentoria o meu caminho profissional teria sido outro, hoje meu trabalho não teria a qualidade que tem e eu teria entrado no mercado de trabalho sem estar preparada. Não foi fácil, entrei na mentoria me achando uma excelente fotografa e que só precisava melhorar um pouquinho, rsrs. Estava muito enganada, percebi que não tinha aprendido nada de luz, que não conhecia de composição e que nem fazer o foco eu sabia. Com toda paciência e dedicação do mundo, fomos trabalhando cada coisa. Luciana não vende curso de fotografia, ela desperta a nossa sensibilidade e responsabilidade com a profissão e tudo que eu sei, inclusive o meu olhar, foi lapidado por ela com muito carinho. Não existem palavras para agradecer… Muito obrigada!

mentoria Luciana Prado

Flavia Martins: Rio de Janeiro, RJ

www.flaviamartinsfotografia.com.br

“Já paquerava as mentorias da Luciana há um bom tempo.
Até que um dia li um post que dizia que as vagas para as próximas estavam abertas. Como ela é de SP, achei que esse era um privilégio dos paulistas. Mas tive uma grata surpresa quando ela me disse que qualquer pessoa do Brasil poderia fazer. Não pensei duas vezes e me inscrevi.
Todo mundo elogiava as minhas fotos. Eu gostava de algumas, mas nunca achava que estavam boas o suficiente. Olhava as fotos dos fotógrafos que eu admirava e pensava: nunca vou conseguir fotografar assim.
O que mais me chamava a atenção, eram as fotos dos alunos dela mostrando como fotografavam antes e depois da mentoria. Eu pensava: mas o que será que ela ensina que muda radicalmente o ponto de vista das pessoas? Sem falar nas cores, na luz. Até porque, esse era o ponto exato que eu gostaria de entender e aprender. Como a Luciana consegue fotografar com uma luz tão suave, uma nitidez incrível e cores perfeitas.
E a minha experiência com a mentoria foi um divisor de águas na minha maneira de fotografar.Passei um mês mergulhada em exercícios, com muita ansiedade de aprender, curiosidade e fotografando muito.
A Luciana tem uma didática excelente e nunca cansou, nem demorou em responder minhas dúvidas. Sempre disposta a me fazer tirar o máximo desse um mês de intensivão. Costumo dizer que sem essa ajuda eu jamais teria evoluído nas minhas fotos como evoluí. Foi como escolher a estrada certa pra trilhar e ter a certeza que chegarei onde quero, basta ter calma e praticar. Só posso agradecer por ter tido uma professora assim!”

antesedepois