Feliz Aniversário, Luísa!

Hoje a minha modelo favorita, razão de ter me tornado uma fotógrafa, faz 11 anos. Assim que olhei nos olhos dela no instante que ela nasceu, surgiu a necessidade de registrar cada momento de sua vida, traduzir em imagens a emoção que eu sentia. No início, as fotos não faziam juz às minhas pretensões, e eu decidi que ia aprender a linguagem das imagens. Antes, eu escrevia. Trabalhava com redação, quase virei escritora, ensaiei ser autora de novelas! Veio Luísa, tudo mudou. Agora, escrevo com luz. Sim, esse é o significado da palavra fotografar: escrever com luz. A luz que eu descobri nos olhos de Luísa, que iluminou minha vida. Todas as fotos que faço são um pouco a foto dela. Todo o amor que eu registro pelas minhas lentes é reflexo do amor que sinto por ela. Dizem que nós, fotógrafos de retratos, nos revelamos em cada foto que fazemos. Que o retrato é tanto do fotógrafo quando do fotografado. Acredito nisso. Por isso me especializei em crianças e famílias, porque esse amor norteia minha vida.
Hoje ela faz 11 anos, muito bem registrados em fotos. Bem até demais, ela diria. Ela reclama um pouco da mãe fotógrafa, daria pra fazer um post só com as caretas que elas faz pra mim quando apareço na frente dela com a câmera – mas aos 11 anos isso seria um grande “mico” e ela nunca me perdoaria, então nem vou tentar! Mas quando a vejo olhando fotos de quando era bem pequena nos inúmeros álbuns que temos, tudo espalhado ao seu redor e ela distraída com as lembranças, sei que no fundo ela gosta.
Ela é, sem dúvida, a modelo que me dá mais trabalho. Primeiro, porque ela conhece todos os meus “truques”. E depois porque, vou admitir aqui, mãe é sempre mãe, e eu me pego fazendo tudo aquilo que eu recomendo que meus clientes não façam. É um tal de “Luísa, só um sorrisinho, por favor, eu tô pedindo, só mais uma foto, fica perto da árvore, faz assim…” Tudo errado! 😉 E ela, irônica que é, começa a recitar, decorado aqui do blog e do site: “Luciana Prado, seu estilo é fotojornalístico e contemporâneo, seu objetivo é capturar momentos es-pon-tâ-neos!!! Nunca peça para a criança sorrir!” E as duas caem na risada, eu me dando conta da bobagem que fazia! Mas sempre, entremeados por risadas, caretas e muitos amor, acontecem os momentos em que os planetas se alinham, a mãe e a fotógrafa entram em um acordo e faço as melhores fotos da minha vida, aquelas que serão para sempre o nosso tesouro, meu e dela, porque contam a nossa história!
A seguir, uma foto que fiz a pedido dela, para um projeto da escola. Ela tinha que levar uma foto que mostrasse quem ela é, e tivemos essa idéia de fazer uma montagem com vários momentos que fazem parte do dia-a-dia. É bem diferente do meu estilo, mas é gostoso descobrir novas possibilidades e brincar um pouco! E tem a cara dos onze anos que ela está fazendo hoje! Parabéns, meu amor!

clone

Comentários

13 Comments Feliz Aniversário, Luísa!

  1. Gisela December 14, 2009 at 10:18 pm

    Oi querida
    Parabéns pela linda filhota,muitos beijos para ela,que o Cara la de cima a abençoe hoje e sempre e que proteja sempre essa mãezona coruja.
    Que menino lindo gente !!!!Que olhos são aqueles???? Só para variar de uma nitidez invejavel,rsrsrsrs

  2. Róger Gonçalves December 14, 2009 at 10:33 pm

    😀
    Adorei a montagem! Perfeita!
    Parabéns Luísa!
    Ah Luísa, deixa mamãe mostrar as caretas, deixa? 😀
    Agora fiquei curioso… sou leonino, perco o sono quando fico com curiosidade!

    😀

    Bjo pras duas!

    Róger

  3. juliana December 14, 2009 at 10:54 pm

    Oi Lu(s),
    Antes de mais nada: Parabéns! para as duas! Pra filhota que faz anos e que sejam os primeiros anos de uma vida repleta de saúde, alegrias, e descobertas! e pra mamae! que pelo pouco que conheço…parece ser uma SUPERMAE!!!! Mães assim que o mundo precisa! presentes, carinhosas, conscientes do seu papel! e ainda faz um trabalho maravilhoso!
    Beijo enorme pra vcs! Feliz Natal !!! E um 2010 repleto de mtas descobertas, sorrisos, e momentos com quem a gente ama!
    Ju

  4. BIG FAMILY December 15, 2009 at 1:50 am

    Parabéns Lulu… Muitos e muitos anos de vida, muita paz, amor, saúde, felicidades hoje e sempre…. e o tempo passou, 11 anos já!
    Parabéns a mamãe pela filha linda e pelas belas imagens… amei a foto =)

    ~ FELIZ ANIVERSÁRIO ~

    Bjãoooo

  5. Graciela Lindner December 15, 2009 at 2:18 am

    Felicidades!!! Para a filha linda e para a mamãe coruja!!!! 🙂 Beijo.

  6. Daniela December 15, 2009 at 9:59 am

    Parabéns pra Luísa, que ela seja sempre muito feliz! Tenho certeza que quando crescer vai fazer arte como a mãe, pelo que eu já vi no blog.
    adorei a história de vcs duas na sessão de fotos. Mãe é tudo igual, né? Só muda o endereço! hahaaahaaha
    A montagem ficou o máximo. Dave dar um trabalhão, né? Mas veleu a pena, aposto que fez o maior sucesso na escola.
    beijos pra vcs

  7. Marcos L. December 15, 2009 at 10:11 am

    Oi Luciana,
    Parabéns para a filhota linda, ela tá crescendo diante dos nossos olhos! Lembro das primeiras fotos dela que vi aqui no blog, fez muita diferença! Eu tenho uma filha de doze e é incrível como nessa idade elas crescem da noite pro dia!
    E tenho certeza que as caretas são só charme, ela sabe muito bem o privilégio que é ter uma mãe que documenta sua vida com tanto talento e arte. E sorte nossa de poder ver um pouquinho disso aqui. Eu procuro fotografar muito a minha Luma, mas claro que minhas fotos deixam muito a desejar . Por isso ano que vem já decidi que vamos entrar na fila para fazer uma sessão com vc. Felicidades no ano novo!
    um abraço,
    Marcos

  8. Andre Nascimento December 15, 2009 at 1:52 pm

    É incrível como os filhos mexem com nossas vidas, como nos fazem tão diferentes do que éramos. Hoje sou uma pessoa melhor depois do nascimento de Júlia (7 anos) e Alana (4 anos). E um fato intreressante é saber que muitos começaram a gostar de fotografia após o nascimento dos filhos, acho que daria uma boa pesquisa..rsrsr.
    Muita sáude pra sua filha, e que você continue a nos brindar com suas belas fotos e seus textos maravilhosos.

    Grande Abraço.

  9. Katia Guimarães December 15, 2009 at 2:42 pm

    Parabéns Luísa, felicidades e muitas bençãos!
    Lu, adorei a montagem e para variar o post também. Filho é algo tão forte! Ela, como o meu filhote, também é de sagitário e imagino os momentos deliciosos que você experimenta! Eles são muitos carinhosos, alegres, felizes… Adoro essa convivência!
    Deus abençoe vocês ricamente, sempre!
    Beijão,

  10. by Faby December 15, 2009 at 8:24 pm

    Felicidades a Luísa! Que a vida tenha lhe reservado momentos especiais…

    A maternidade é algo indescritível mesmo Luciana!

    Agora entendi toda a sua intimidade com a escrita! Adoro seus textos… e a fotomontagem ficou incível, perfeita! Adorei!

    Um beijo grande as duas
    Faby

  11. Ana Paula Batista December 17, 2009 at 11:51 pm

    Parabéns à Luísa!!! Muitas felicidades!
    Lu, se eu mostrar essa montagem pra minha filha é capaz dela querer uma igual. Ela também tem onze anos e é a cara dela! Ficou ótima!!! Super criativa.
    Beijão pra vc e pra outra Lu.

  12. Paula December 23, 2009 at 2:31 am

    Nunca tinha parado para pensar no significado da palavra fotografar…faz a gente viajar!!
    Ah, mãe é sempre igual né? Como eu sempre digo, só muda o endereço…. rsrsrs…e mãe fotógrafa não é diferente, sou assim tbém com meu filho, pedindo poses, etc, mas o legal é eles não toparem, aí o resultado é sempre muito bom, não achas?
    Felicidades para todos…

  13. lowkita January 5, 2010 at 1:36 am

    Oi tambem sou fotógrafa , ainda estou no começo , mas é minha paixão fazer isto , admiro seu trabalho , mais só hoje que vim aqui comentar , disse a mim mesma – vá que ela nem dê moral , mas mesmo assim estou comentando, vou seguir seu blog , espero que siga o meu , tenho você na minha lista de blogs rox :]
    seu trabalho é belo , gostaria de saber como é que faz isso com a foto ,sei que é no photoshop mas tento e não consigo , se puder me explique ok
    te espero no meu cantinho :]
    bjs ;*

Comments are closed.