Mentoria: senta que lá vem história!

Conheci a Lívia em 2012, quando ela me mandou o seguinte e-mail, após visitar meu site:

“Prazer, Luciana.
Nesse exato momento, por um acaso, achei seu site na internet e tô aqui, pasma! Pasma com o olhar que você tem, com o domínio das técnicas de fotografia e principalmente, com a sua paixão pelo que faz, estampada em cada foto! Divinas! Parabéns mesmo! Eu sou leiga (ainda!) em fotografia, mas é uma arte que me encanta e que ainda pretendo aprender mais a respeito!
Uma pena morar longe de você! Tenho uma filha que fará 2 anos em março e queria alguém para fotografá-la, assim como vc faz!
Mas por acaso, você atende fora de SP?
Mais uma vez, fica minha admiração pelo seu trabalho! Perfeito! Perfeito!

Lívia”

E assim começou a história! Quando li, fiquei super feliz por receber um retorno tão bacana sobre meu trabalho. Um mês depois, eu lancei uma nova versão do meu projeto mentoria e Lívia, que seguia acompanhando meu trabalho, se inscreveu e foi uma das alunas selecionadas para participar. Este primeiro curso era voltado a pessoas que tinham a fotografia como hobby e estavam começando a aprender. O objetivo dele era despertar o olhar fotográfico. Foi um período intenso, de muito aprendizado, amizade e descobertas Me orgulho em contar que das 16 pessoas que participaram do curso, 8 delas voltaram ao longo dos anos seguintes para fazer uma mentoria individual comigo. E a Lívia foi uma delas, que voltou no primeiro semestre deste ano e fez a versão estendida da mentoria, de três meses.

Antes disso, tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, quando veio a São Paulo fazer um ensaio de família comigo, conforme tinha dito naquela primeira mensagem. Foi um dia muito especial, fiquei encantada com a família e amei o resultado, fotos lindíssimas e cheias de emoção. Quem quiser ver as fotos e o slide show deste ensaio, é só clicar aqui para ver o post que fiz logo após a nossa sessão.

Após esse encontro, seguimos em contato ao longo dos anos, ela sempre muito presente em minha página, comentando meu trabalho e reiterando que um dia chegaria a vez dela de fazer a mentoria. Antes disso, teve mais uma filha e assim que ela ficou um pouquinho maior, chegou o tão esperado dia de iniciar o seu curso. E eu pude confirmar, nestes três meses, a pessoa especial que ela é. Se tem uma palavra que me vem à cabeça quando penso na Lívia, essa palavra é cuidado. A Lívia cuida de tudo que tem. De seu trabalho, de sua família, de cada coisa a qual se dedica. Ela é atenta, criteriosa, séria, empenhada como poucas. Todas estas características são cruciais na fotografia. Em tempos que tanta gente pensa que a fotografia se resume a cliques aleatórios e golpes de sorte, ela sabe que não é assim. O fotógrafo é um tomador de decisões, aquele que cuida de cada detalhe, que sabe que o enquadramento é uma tela em branco e que ele é o responsável por cada elemento que inclui nela. Sabe que a luz não é acaso, é matéria prima, que deve ser conhecida e dominada, manipulada com a segurança que um pintor usa o pincel.

Nestes três meses de curso, através de sua dedicação e dos meus ensinamentos, a Lívia evoluiu muito e um dia me chamou para dizer que estava pensando em transformar a paixão pela fotografia, que até então era um hobby, em trabalho. E como sempre, ela cercou esses planos de cuidado, e seu primeiro passo foi me perguntar: “Você acha que eu tenho condições para isso?” Não vacilei um segundo para dar a resposta: Claro que tem! E fiquei muito feliz, pois sempre me entusiasma trazer gente de qualidade para o mercado fotográfico. Para quem está procurando uma fotógrafa na região de Macaé, no Rio de Janeiro, recomendo com muito orgulho o trabalho da Lívia.

A seguir, o depoimento que Lívia escreveu sobre a mentoria, que li com muita emoção e gratidão:

Um dia eu disse à Luciana que a palavra que eu mais digo a ela é “obrigada!”. E é verdade. Minha gratidão e admiração por ela são enormes. Agradeci no dia em que conheci o trabalho dela, numa pesquisa no Google, em 2012. Agradeci porque me fez um bem enorme contemplar a delicadeza e perfeição das suas fotografias. Eu, que naquela época só procurava por algumas dicas de como fotografar melhor minha filha, comecei a sonhar em vê-la numa daquelas fotos feitas pela Luciana. Agradeci quando me deu a oportunidade e honra em participar da mentoria em 2012, quando ainda estava iniciando esse projeto. Para mim, era como aprender a cantar com a Sandy (rsrsrs…ela sabe que eu sou a fã nº1) e eu abracei aquela chance com muita dedicação. Mergulhei num universo que, literalmente, me fez enxergar tudo com outros olhos. Desde o brilho no olhar de uma pessoa, até a forma como um raio de sol ilumina uma janela. Coisas que passamos, com a rotina corrida, a não dar tanto valor. E tem tanta riqueza nisso tudo. É essa transformação que a Luciana desperta em seus alunos. E eu a agradeço também por isso.

Agradeci quando, finalmente, em 2014, vi minha filha fotografada por ela. E ela foi além: esperou o dia das mães para me mostrar as fotos, junto com um clipe que me faz até hoje – e cada vez mais – ficar emocionada.

Agradeço por apresentar a fotografia como uma arte, resultado de estudo, dedicação e sensibilidade, muita sensibilidade. Hoje em dia é tão fácil “tirar uma foto”, mas fazer uma fotografia, essa que captura a essência de uma pessoa, que revela um breve gesto ou eterniza uma lembrança genuína, essa é rara. E nela, a Luciana é mestra. Agradeço pela decisão que a fez um dia decidir ensinar. Sou grata por cada conceito apresentado com tanta didática e paciência, por cada dúvida respondida, por cada conselho dado, por todo reconhecimento ao meu esforço e evolução.

Voltar à mentoria esse ano foi um presente que me dei. Foi uma forma de me permitir parar a rotina e me dedicar a algo que eu estivesse envolvida apenas por prazer, por gosto, por querer.  Agradeço por ela ter visto potencial em mim para ir além. É esse o gostinho que fica ao final de cada mentoria: de querer mais, de querer SER mais! OBRIGADA, Lu!”

Eu que agradeço, Lívia! Pelas suas palavras e principalmente pela oportunidade de fazer parte de sua história! A seguir, o antes e depois da Lívia:

livia3

Para saber mais sobre a mentoria e as opções de curso, clique aqui. 

Comentários