Olhar de quem vê

Observe as fotos acima com atenção.  Seja você um cliente ou um fotógrafo especializado em fotografia infantil e de família, você ficaria entusiasmado ao chegar para fazer o ensaio em um local assim? Ou você olharia com um certo desespero, pronto para desistir de tudo e sair correndo?

Se você optou por sair correndo, é porque ainda não fez a mentoria, curso online de fotografia que ofereço. Uma das coisas que ensino desde o primeiro dia é a enxergar o mundo de uma forma diferente, não como estamos acostumados a ver, mas sim da forma que a câmera enxerga. A beleza na fotografia é uma construção do fotógrafo, ela não tem que necessariamente estar lá. Muitas vezes, as melhores locações são aquelas que a olho nu não impressionam.

Há alguns anos, fiz um ensaio com uma pequena cujo pai me contou que ao mostrar as fotos para os amigos acontecia algo inusitado. Após as reações esperadas sobre a beleza das fotos, vinha sempre a mesma pergunta: onde foi? E ele respondia: “foi naquela praça perto de casa”. E os amigos duvidavam, não acreditavam, achavam que ele estava escondendo o jogo. Cansado destas reações, ele, muito brincalhão, inventou uma nova resposta: “viajamos com a fotógrafa para uma cidade próxima”. E para sua surpresa, os amigos aceitavam essa resposta com muito mais facilidade, não duvidavam mais! rsrsrs

Além da composição, que constrói a realidade que só existe na fotografia, temos outro protagonista no que se refere à criação da beleza: a luz. Sempre digo que prefiro uma locação feia sob luz linda a uma locação linda sob luz feia. O fotógrafo Aaron Rose tem uma frase que acho perfeita: “In the right light, at the right time, everything is extraordinary.”

A seguir, vejam o resultado dos ensaios feitos por minhas alunas nos lugares que mostrei no início do texto e o depoimento de cada uma sobre o exercicio que fizemos na mentoria:

locação para ensaio de fotografia infantil
Cynthia Myarka

Foi um desafio que me tirou da zona de conforto, me mostrou que sou capaz! Escolhi uma locação totalmente fora dos padrões, foi algo diferente de tudo que já fiz!

Fora dos padrões aqui nem chega a definir o desafio enfrentado pela Cynthia. Quando ela escolheu este local dias antes, por conta do verde e do pequeno muro amarelo, não imaginava que bem na hora do ensaio chegariam os funcionários da prefeitura para limpar e  cortar o mato. A descrição que ela faz do ensaio é uma verdadeira comédia: “Eles vinham cortando tudo como um trator e eu mudando o ângulo e pulando os cenários, gritando; aqui não, agora não! Espera!”

Locação de fotos, ensaio infantil
Marcia Marangoni

Eu gostei muito de fazer esse exercício, porque sempre pensei que era essencial ter um local especialmente bonito para fotografar. Agora eu saio e vejo que perto da minha casa tem muitos lugares que eu poderia usar e que antes passava reto.

Marcia fez as fotos nos fundos de um grande mercado, lugar que nunca antes tinha pensado em usar como locação. Ela ficou tão satisfeita com o resultado deste exercício que ficou ansiosa para repetir a experiência em vários outros lugares que passou a enxergar com outros olhos.

locação para fotografia infantil
Danieli Castoor

Eu fiquei muito feliz ontem porque consegui ver de outra forma um lugar que passo todos os dias e que nunca me chamou a atenção.

Danieli disse que à primeira vista o local escolhido não tinha nenhum potencial. Mas ao olhar com mais atenção, começou a enxergar várias possibilidades e se encantou com o resultado. Ela completou: “foi um excelente exercício para a percepção”.

locação ensaio infantil
Joice Dohmen

A Mentoria da Luciana nos faz vestir os óculos das possibilidades.

Joice conta que este local faz parte de um trajeto que faz diariamente, e que por conta de um farol demorado sempre se demora por ali. Ela relata: “Antes da mentoria, via um lugar grosseiro, sem sentido e em construção. Depois da mentoria, um lindo lugar com pedras e paredes em harmonia e com uma luz incrível.”

Para saber mais sobre a mentoria, clique aqui. Ainda tenho uma vaga para o mês de junho. Se quiser fazer a mentoria ainda este semestre ou se preferir ser informado quando eu abrir as vagas para o segundo semestre, entre em contato enviando um e-mail para info.mentoria@gmail.com

 

Comentários