Perguntas de quem andou fuçando minha estante!

Junto com as inscrições para o sorteio de livros de fotografia, recebi também várias perguntas. Algumas se repetiram, e achei interessante fazer um post para respondê-las. Se vc tem outra pergunta que não foi respondida aqui, envie por email para mim, assim que possível eu a acrescentarei a este post.

Por que a maior parte dos seus livros é em inglês?
Porque a biblioteca disponível em inglês é infinitamente maior e também porque prefiro ler no idioma original. Quando comecei, há 16 anos, eram pouquíssimos os livros de fotografia disponíveis em português. Hoje esse quadro mudou, e vários livros da minha estante têm tradução, por isso se você se interessou por algum vale a pena procurar se já tem edição em português. Eu costumo comprar na Amazon americana, já que livro não paga imposto, mas ultimamente um pouco menos por conta do dólar nas alturas.

Vc leu TODOS os livros mesmo?
Todos obviamente não. Calculo que li 90% deles. Os outros 10% são compostos por livros adquiridos recentemente que ainda não li, livros que comecei e não gostei e livros que são mais de consulta pontual do que de leitura, como alguns dedicados à utilização de programas.

Qual é seu livro favorito?
Pergunta difícil, são vários. Posso dizer que meu autor favorito atualmente é David duChemin, fotógrafo canadense e escritor de livros de fotografia. Ele tem dois livros traduzidos para o português que eu recomendo muito:

A-Foto-em-Foco-uma-Jornada-na-Visao-Fotografica-146391

9935256_1GG

Vc gosta dos impressionistas, né?

Gosto. Minha primeira paixão na pintura, ainda adolescente, foi Monet. Depois que me tornei fotógrafa, me encantei por Renoir. O uso das cores e da luz e o predomínio de retratos sobre as paisagens inspiram minha fotografia. Chamado de pintor da alegria, essa característica também faz com que me identifique com ele em meu trabalho de fotografia infantil e de família. Sou especialmente encantada pelos seus quadros que retratam crianças.

children-s-afternoon-at-wargemont-marguerite-1884

DT49

Sempre achei que vc só usava luz natural, mas vi vários livros sobre flash e iluminação artificial na sua estante. Vc usa flash afinal?

Trabalho exclusivamente com luz natural, minha preferida, mas para chegar a esta conclusão julguei necessário conhecer bons trabalhos com luz artificial, pesquisar e aprender a usá-la. Muita gente usa luz natural por comodismo, porque acha a iluminação artificial mais trabalhosa e difícil de aprender, além de exigir mais equipamentos. Não é meu caso, na verdade acho que é mais difícil aprender a trabalhar bem com luz natural, ela varia, não é constante, está sempre mudando e a cada locação incide de forma diferente.
Uso flash apenas para uso pessoal em eventos familiares noturnos, quando não há alternativa. E como professora de fotografia, embora o curso online que ofereço seja focado em luz natural, é importante conhecer e dominar todas as formas de iluminação.

Se vc ainda não está participando do concurso, leia todos os detalhes clicando aqui. As inscrições vão até domingo.

Comentários