Dicas de Fotografia: Desfocando o fundo

Muitos leitores aqui do blog me perguntam como são feitos os fundos desfocados das minhas fotos. Tem gente que acha que é tudo feito no photoshop. O programa realmente tem um filtro de desfoque, cujo resultado não chega aos pés do desfoque feito na câmera, além de dar muito mais trabalho e por isso não recomendo. Aliás, não uso o photoshop para esse tipo de ajuste: eu gosto mesmo é de fotografar, fazer a foto na hora, não coloco na edição nada que não tenha sido registrado no momento do click, não sou fã de muita manipulação digital. Tem gente que faz coisa muita legal, mas eu acho que vira uma outra categoria de imagem, uma forma de arte, também, sem dúvida, mas que não combina com a minha visão da fotografia e com o que eu quero expressar.
Eu uso o photoshop para ajustes de cor, brilho e contraste e as correções que faço são sutis, como atenuar uma olheira ou desaparecer com uma espinha enxerida que não tinha nada que aparecer na testa de alguém no dia da sessão de fotos, entre outras pequenas questões.
Mas voltando ao desfoque: em retratos, ele é fundamental. Ele dá profunididade à foto, separa a pessoa do fundo, dá destaque ao assunto e cria uma ilusão tridimensional. Além disso, o fundo fica estilizado, torna-se uma interpretação artística do real que valoriza muito as fotos. Alguns fundos, quando desfocados, assumem características que lembram uma pintura impressionista e não é à toa que esse é meu movimento favorito na pintura.
E qual é o segredo para desfocar o fundo? Essa é uma questão que qualquer bom livro de fotografia explica. Resumindo: três fatores propiciam esse desfoque: a abertura da lente (quanto mais aberta, menor a profundidade de campo, maior o desfoque), a distância focal da lente (as teles tem menor profundidade de campo e portanto são mais propícias ao desfoque) e a distância entre o modelo e o fundo (quanto mais longe o fundo estiver do modelo, maior o desfoque). Claro que é preciso muito treino, porque quando a zona de foco é estreita a exatidão do foco torna-se mais crítica, vc precisa focar perfeitamente no assunto, caso contrário ele vai ficar desfocado também, e o foco vai estar onde não interessa, como no botão da blusa ou na ponta do sapato!
Há poucos dias, estava fazendo o back-up de sessões recentes para o meu disco externo e encontrei as fotos que me deram a idéia para este post. Enquanto esperava a família, fiz algumas fotos da locação. Sempre gosto de chegar um pouco antes para observar a luz, fazer alguns testes, estudar as condições do local. Isso facilita muito para, na hora da sessão, ter a prontidão necessária para captar o momento certo, de que tanto falo em meus posts. Coloco a seguir as fotos que inspiraram este post e que mostram a diferença que faz o desfoque. Coloquei também algumas fotos nesse exato local após a chegada da família.

blogdesfoque

blogdesfoque2

FOT_8564 copy

FOT_8610 copy

FOT_8555 copy

 

Comentários