Fotografia: o caminho para se tornar um profissional

Recebo muitos e-mails de pessoas que querem se tornar fotógrafos, pedindo dicas para iniciar na profissão. Sempre respondo e muitas vezes se inicia uma troca de e-mails e experiências muito interessante. Gosto muito desse contato, e hoje, enquanto respondia para uma moça do Rio de Janeiro que quer ser fotógrafa de crianças e me pedia dicas, achei que seria interessante escrever sobre isso aqui no blog também.
A dica mais importante que eu posso dar é uma só: estudo. Não me refiro necessariamente a um curso formal de fotografia, já que cada um tem seu jeito de aprender, enquanto uns preferem aulas, outros preferem estudar sozinhos. Mas o estudo é imprescíndivel.
Não é só comprar uma reflex digital e sair fotografando. É preciso dedicar-se ao aprendizado. Fazer uma foto linda do filhinho do amigo não é passaporte para entrar nessa carreira, mesmo que o tal amigo elogie e diga: “você devia cobrar pra tirar fotos, você faz isso tão bem!” Não, isso não basta. O fotógrafo profissional é aquele que apresenta qualidade e consistência, em qualquer circunstância, nunca contando com a sorte ou o acaso. Por exemplo, o profissional tem que ser capaz de chegar na casa de pessoas que não conhece, algumas vezes com condições à primeira vista desfavoráveis, como pouco espaço ou luz, e saber lidar com esses elementos, fazendo com que trabalhem a seu favor. Por outro lado, um dia pode acontecer da luz ser maravilhosa, mas o bebê pode estar enjoadinho, seja por conta de um dentinho que está nascendo ou de uma noite mal-dormida, e o profissional tem que usar todo o seu conhecimento para superar essas dificuldades. Da mesma forma, não é fotógrafo quem não domina a linguagem da luz. Se a foto é a nossa tela, a luz é o pincel, é ela que dá forma à nossa visão. Pra entender a luz e fazer dela seu instrumento de trabalho, é preciso praticar, estudar e treinar o olhar, observando muito o trabalho de outros fotógrafos, não só os de hoje, mas também os grandes mestres da história da fotografia. Outro fator importante: o fotógrafo tem que valorizar sua profissão, mistura de técnica, arte e sensibilidade, e saber se colocar no mercado. Cliente não é cobaia, sessão não é treino e pagamento não é qualquer trocado. Quantos não vejo por aí cobrando uma miséria por um cd com 100 fotos sem tratamento liberadas para impressão. Quem quer ser valorizado e viabilizar sua sobrevivência no mercado tem que saber como se colocar com qualidade e responsabilidade. Nossa trabalho começa na sessão, continua na edição imprescindível das fotos em Photoshop (que é o laboratório dos dias atuais) e na entrega de um produto final de qualidade, tudo isso permeado pela administração do negócio e o relacionamento com os clientes.
Para ilustrar este post, escolhi duas fotos da minha biblioteca de fotografia. Minha intenção é mostrar o volume de conhecimento que esta profissão exige, e ao mesmo fazer uma recomendação de livros que eu considero excelentes para quem quer se aprofundar no assunto. Exagerei um pouco na nitidez da foto para que fique mais fácil ler o nome dos livros. Quase todos são em Inglês e são encontrados na livraria Amazon, que faz entregas no mundo todo. Como todos sabem, livro não paga imposto, então sai muito mais em conta comprar lá fora do que aqui.
Em tempo: este post não tem a intenção de substituir a troca de e-mails com quem quiser conversar comigo, muito pelo contrário! Fiquem à vontade para escrever, comentar e partilhar suas experiências na fotografia. Eu, sempre que puder, vou ter prazer em ajudar. Adoro receber essas mensagens e ter contato com pessoas que compartilham comigo esta paixão! Aliás, tenho feito grandes amigos assim – aproveito para mandar um grande beijo a vocês, que tenho certeza que estão lendo aqui e sabem muito bem quem são! 😉

 

livros1 livros2

Comentários

24 Comments Fotografia: o caminho para se tornar um profissional

  1. CC March 21, 2009 at 1:59 am

    UAU!!!

    Adorei o seu post, é muito importante para nós lermos estas palavras sábias…
    Já trocamos uns mail’s, mas fiquei com receio de me tornar uma chata, mas hoje deu para perceber que você gosta de partilhar sua informação e formação e obrigada por isso.

    Na segunda-feira, parto para o México numas férias já há muito sonhadas, quando vier vou tentar iniciar o meu projecto tão sonhado, isto é, também eu adoraria registar para sempre momentos únicos de bebés, crianças, famílias… Cá em Portugal não é usual este tipo de sessões, e sei que tenho muito que batalhar e estudar, assim o farei e vou continuar a buscar minha inspiração em vocês aí desse lado do Atlântico…

    Sonhar não custa, né?

    beijocas e obrigada
    CC

  2. Roney March 21, 2009 at 11:05 am

    Oi Luciana.
    Suas observações são muito importantes. Eu já pensei em fazer algo profissionalmente, mas como complemento. Obrigado por compartilhar sua biblioteca, eu já li o The Photographer’s Eye e é muito bom. Softwares como Lightroom hoje são utilíssimos. Outro assunto interessante para um post é como sua história de fotografia começou. A minha começou meio que por acaso, comprei uma K1000 para fazer fotografias de longa exposição do céu (astronomia é outro hobby meu), mas claro, não utilizava só para isso. Num belo dia uma pessoa próxima me deu um filme P&B, vencido, Fomapan, ficou 1 ano na câmera, só saíram fotos boas pois eram feitas com rigor. Nessa época eu só conhecia o básico para conseguir utilizar a câmera, fiquei muito contente com os resultados e comecei a usar P&B, montei um laboratório junto com um amigo de fotografia, foi muito bacana, mas aí veio a era digital e paramos, papel começou a encarecer. Somente ano passado, quando consegui pegar uma DSRL é que comecei a avançar bem na direção de retratos, crianças e bebês por causa da minha filha, hoje com 2 anos.
    Neste final de semana tenho que fazer fotos de minha esposa que está nos últimos instantes da gravidez, antes que a barriga resolva explodir.
    Obrigado por compartilhar.
    Abraços,
    Roney

  3. Gisela Azevedo March 21, 2009 at 3:04 pm

    Esse post foi feito para mim,rsrsrsr
    Me encaixei perfeitamente nele,mas agora vamos a umas perguntinhas:
    Me indica um livro de photoshop em português,sou analfabeta em inglês?
    Tem algum livro em português para iniciantes que vc indique tb?
    Amei esse post,muito obrigada,agora so mesmo a realização do meu sonho,rsrsrsrs
    Bj
    Gi

  4. erika verginelli | photography March 22, 2009 at 4:07 am

    oi Lu! Eh isso ai! A parte mais legal foi a q vc falou q a gente tem q se valorizar! Tem muita gente cobrando muito barato e isso eh ruim pra todo mundo! Se a gente nao valorizar o q fazemos, todas horas de dedicacao e estudo, custo com equipamento, que eh q vai ne? O cliente acaba nao valorizamdo tb. Acho isso muito importante! 😉

  5. Daniela March 23, 2009 at 12:04 pm

    Lu, vc abriu os nossos horizontes, pode acreditar. Acho que quem segue seu blog, não ficaria satisfeito com uma foto qualquer. Nosso objetivo certamente é equiparar nossas fotos com as suas! Não no sentido da concorrência, e sim pela admiração que temos pelo seu trabalho. Mas as vezes ficamos sem saber qual o caminho a trilhar. Tenho certeza de que aprendemos muito mais lendo posts como esse seu do que frequentando um curso qualquer de fotografia. A teoria está na net pra quem quiser, no manual da câmera aprendemos tudo o que precisamos sobre ela, mas tudo isso que você acaba de falar, com a clareza e o carinho de uma professora, isso não se aprende em qualquer lugar.

    Por isso sento na primeira fila aqui no seu blog. 😉

    Bjinhos e obrigada!
    Dani;)

  6. BIG FAMILY March 23, 2009 at 5:52 pm

    A-M-E-I o post, Lu!
    Era exatamente isso que estava esperando… e com vergonha de te mandar um e-mail por está achando que estou enchendo o saco…rsrs…
    Gostei das dicas… dos livros…(mais em inglês to fora… nem sei para que banda é que vai..rsrs.. mais pelo jeito acho q vou ter que acabar engolindo ele..rsrs)
    E vejo que o que falta em mim é PREGUIÇA de ler mais sobre fotografia.. de funçar mais a camera… para entender mais de fotografia…

    Uma duvida Lu..
    Quando fotografamos no M (manual) sempre tem q mexer na abertura…etc?
    Sempre que vc fotografa é sempre no M?
    Depois vc dá umas dicas dessa pra nós? (se não for pedi muitoo 😀 rs)

    Saudades…
    Bjinhoss

  7. Samandra April 9, 2009 at 2:37 pm

    Oi! Estava navegando pela internet e cai no seu blog, amei! Parabéns por seu trabalho!
    Bem, gostaria que me desse algumas dicas do que eu devo estudar para dar aquele tratamento profissional nas fotos…

    Beijoss!

  8. Renata April 20, 2009 at 6:28 pm

    Luciana,

    Trabalho como reporter fotografica ha 5 anos e estou começando agora a fotogrtafar criança profissionalmente. Adorei o texto, muito legal e útil

  9. Gerson Frmino June 29, 2009 at 7:33 pm

    bem meu nome é … (ja o disse) rsrsrsrs, tenho 18 anos e estou muito interessado na fotografia, bem na verdade ja faz muito tempo que estou interessado nela foi de algumas semanas pra cá que me dediquei mais a esse pensamento. Gostaria de um conselho, sabe eu sei que preciso estudar, ler livro observar etc… mas sabe eu gostaria de um conselho que me ajudasse a enfrentar essa coisa toda relacionada a profissão, pois me recorrendo a fotografia ,que é uma arte que adoro mas nunca tive a chance de exercitar, estou jogando pro ar expectativas talvez de meus familiares mesmo e até minhas pois achava que seguiria outros caminhos. Bom espero nõa ter escrito demais, e BOm ACHO QUE VOU SAIR E COMPRAR MINHA REFLEX MESMO ASSIM, RSRSRSRSRSRR, aguardo uma resposta grandes considerações Gerson Firmino.

  10. Andréa Fournier August 4, 2009 at 6:53 pm

    Oi Luciana

    Estava pesquisando sobre algum possível novo fornecedor de fotolivros e caí no seu site.
    Gostaria de lhe dar os parabéns pelas suas postagens, são muito honestas e verdadeiras, realmente vc não esconde a problemática da fotografia e dá conselhos muito úteis aqueles que desejam entrar no mundo da fotografia.
    Digo isto pq já bati um pouco a cabeça e, pelo menos na minha cidade, ninguém ensina verdadeiramente a fotografar, nem pagando, o que aprendi a duras penas. Tb iniciei na fotografia com o objetivo de registrar as nossas viagens e principalmente a minha filha. Acredito que a minha evolução na fotografia está crescendo conforme o desenvolvimento dela! Além dos “poréns” fotografar é realmente uma delícia e parabéns por vc incentivar a todos e compartilhar seus conhecimentos, sendo aberta a diálogos, independentemente de quem seja e que conhecimento tenha!
    Parabéns
    Andréa Fournier

  11. Beta August 11, 2009 at 5:04 pm

    Ótimo post!!!
    Eu como aprendiz e amante da fotografia sorvi cada palavra sua e levo como aprendizado.
    Penso exatamente assim, só o estudo e a pratica nos fazem fotografo. Incentivo pra cobrar não me falata, mas sei que preciso amadurecer e me organizar pra isso. Este é um trabalho de extrema responsabilidade, que trabalha com a imagem e a expectativa do cliente.
    Seu trabalho é extraordinário e sua generosidade idem!
    Se me permite vou citar uma parte do seu texto no meu blog, dando os créditos, lógico, só mesmo pra fazer refletir e eu deixar minha impressão sobre o assunto!
    Parabéns pelo dom e por usá-lo tão corretamente!
    Bsjk, Beta

  12. Sergio Gesteira e Matos September 30, 2009 at 1:34 pm

    Luciana

    Muito obrigado por tudo que aprendi por aqui sobre fotografia, mas o mais importânte foi aprender que como você quem realmente sabe de alguma coisa não tem a temer em ensinar.

    Parabéns

    Sergio

  13. Marcos Paulo Andrade Medeiros December 4, 2009 at 1:26 pm

    Ola Luciana. Adorei o seu trabalho, me inspirou ainda mais a me aprofundar nesta forma de arte tão bacana, a fotografia.
    Lendo este post eu tentei fazer alguns testes com minha câmera para desfocar o fundo, não consegui. Talvez seja porquê não é uma máquina profissional. Sobretudo queria saber se com a camera Canon PowerShot Sx 120 Is. É possível fazer este efeito, ou pelo menos parecido. ela tem ajustes manuais para abertura, iso, obturador e zoom óptico de 10X.
    Desde já agradeço.
    Marcos Paulo.

  14. giselle February 17, 2010 at 3:34 pm

    luciana tenho 15 anos mas ja quero começar a fotografar, apesar de nao ter experiencia de nada. vc me aconselha a começar por onde ?
    qual primeiro equipamento comprar, o que fazer. me responda brigado e beijoss

  15. Beeyn February 17, 2010 at 10:49 pm

    Nossa , adorei … eu amo tirar fotos de todo mundo e eu sinto uma alegria , um amor na verdade por aquilo , ai eu sou detalhista ai pronto , adoro prestar atenção aos detalhes e tudo mais . É uma profissão que se deve respeitar e amá-la para poder então tudo correr mais fácil .

    Meus parabéns!!!

    Bjss♥

  16. Daiana Nuncio February 25, 2010 at 2:11 am

    OI Luciana..!
    Bom primeiramente eu queria dizer que fikei encantada com suas palavras e estou escrevendo esse e-mail pra vc chorrando de tanta emoçao,eu acho que vc n vai acreditar mas eu so tenho 16 anos e o meu maior sonho e ser fotografa!
    Esse sonho surjiu depois que eu comesei a trabalhar em uma agencia de festas e eventos aqui em Bento Gonçalves Di Marco Produçoes.
    Meus patroens me ensinaram um poko de fotografia mas eu me apaixonei,dali em diante eu nao paro de pensar e sonhar nisso: ser uma fotografa e ter uma agencia um dia….! Eu queria muito fazer books,aniversarios,casamentos en fim eu queria mais era trabalhar em eventos como fotografa,eu percebi que vc ja fotografa mais modelos,paisagens,nao que eu nao queria fazer isso tambem mas eu amo estar no meio do publico fotografando tipo festas.
    eu hoje nao estou mais trabalhando nessa agencia mas o meu maior problema e que eu nao sei por aonde começar: se compro uma camera,se fasso ums cursos, em fim to muito perdida …eu queria muito mesmo a sua ajuda e sua opiniao se vc acha que vale apena eu tentar por que minhas condiçoes tambem sao poucas mas eu queria ja começar um cursinho e ir tentando mas o problema e que nao sei por onde começar….!
    eu quero que saiba que apezar de muito nova meus sonhos sao enormes que suas palavras pra mim serao eternas….! muito obrigado pela sua atençao e se puder me retorne eu vou estar esperando vc..! bjos Dai

  17. Francielle March 21, 2010 at 12:21 am

    Olá Luciana !
    Bem pela primeira vez estou postando um comentário aqui.
    Eu levo jeito para fotografar,amoooo fotografias tenho um sonho
    enorme de me tornar fotógrafa,mas gostaria de saber o caminho por
    onde começar,se for viável á você,desejo que me fale por onde começo,
    moro em Minas Gerais e tenho 17 anos,pretendo começar esse percursso
    no ano que vêm !..

    Obrigada !

  18. Talles April 12, 2010 at 3:02 pm

    Adorei, Luciana obrigado por postar essa maravilha!!! eu estou iniciando meus primeiros passos na Fotografia, tenho ainda muito a aprender, e sei que o caminho é longo.
    Optei por Fotografia Instantânea por acaso, um amigo meu que havia comprado uma impressora fotografia, perguntou um dia se eu faria as fotos no restaurante dele, bom, achei a proposta muito boa, já que não teria o que investir na impressora. Ai então fui chamado para um evento, comprei uma câmera nova Profissional, e aii estou!
    talles_andrioli@hotmail.com

  19. gisele l varela August 9, 2010 at 1:02 am

    Ola, luciana, gosto de fotografia desde que me entendo por gente, gosto de fotografar e ser fotgrafada, ja estou com 30 anos, e so agora tive a oportunidade de trabalhar com fotografia, ja fiz alguns trabalhos, mais o mercado alem de competitivos, ainda tem aqueles que fazem a troco de banana….. fica dificil… mais a minha paixão continua, estou precisando trocar informações, pois alguns tem medo de trocar experiencias.
    Meu sonho e ser reconhecida nesse meio profissional, um dia quero fazer um trabalho que sera inesquecivel.
    gisele

  20. gabrielly November 29, 2010 at 5:36 pm

    Ooi
    parabens pelo seu blog ele abriu minha cabeça totalmente sobre o assunto agr tenho certeza que é isso que eu quero fazer profissionalmente.
    tem algum livro ou algum site que eu possa saber mas sobre o assunto?
    eu tenho outra duvida:existe faculdade para ser fotografo ou é cursos profissionalizantes?
    Oobrigada !!!
    beijos

  21. Pingback: Criative-se

  22. Beta Bernardo February 15, 2012 at 9:09 am

    Eu, Beta Bernardo, 35 anos, fotógrafa!! =)

  23. luciprado February 15, 2012 at 9:50 am

    Parabéns, Beta, um barato ver essa trajetória registrada aqui!

Comments are closed.