Fotografia Infantil: Para fazer a alma sorrir

Esta é uma sessão muito especial, que tive a alegria de fotografar em meados deste ano. A primeira vez que a Lívia me procurou foi em 2012, sua pequena não tinha nem dois anos ainda. Ela me enviou este email:

“Prazer,Luciana.
Nesse exato momento,por um acaso, achei seu site na internet e tô aqui, pasma!Pasma com o olhar que você tem, com o domínio das técnicas de fotografia e principalmente, com a sua paixão pelo que faz, estampada em cada foto! Divinas! Parabéns mesmo! Eu sou leiga (ainda!) em fotografia, mas é uma arte que me encanta e que ainda pretendo aprender mais a respeito!
Uma pena morar longe de você! Tenho uma filha que fará 2 anos em março e queria alguém para fotografá-la, assim como vc faz!
Mas por acaso,você atende fora de SP?
Mais uma vez,fica minha admiração pelo seu trabalho!Perfeito!Perfeito!

Lívia”

Quando li, fiquei super feliz e ganhei meu dia com um retorno tão bacana sobre meu trabalho, claro, embora não pudesse imaginar que logo nossa relação se estreitaria, mas este email já trazia algumas pistas. Na época ela dizia que era leiga em fotografia e que queria muito aprender. Um mês depois, eu estaria lançando uma nova versão do meu projeto mentoria e Lívia, que seguia acompanhando meu trabalho, se inscreveu e foi uma das alunas selecionadas para participar.

A partir daí, ela foi se revelando devagarinho. Sempre mostrou ser uma pessoa muito séria e responsável, cumpridora de todos os prazos das propostas que eu fazia na mentoria. Mas ela vai muito além disso, e tem uma linda história de vida e uma sensibilidade impressionante. Nunca vou esquecer que ela foi autora de um dos trabalhos que mais me impressionou e emocionou em toda a mentoria, que vi repetidas vezes, em lágrimas, impressionada pela sua coragem, entrega e profundidade ao traduzir sua história em fotos.

Se não bastasse tudo isso, a Lívia tem um marido apaixonado e uma filha linda, a Alícia, que seria a razão de nosso primeiro encontro, quando dois anos após aquele primeiro email ela finalmente veio a São Paulo fazer as fotos. Se já era encantada pela beleza e pela fofura da Alícia através das fotos que vi dela ao longo deste período, me encantei mais ainda quando vi aquela figurinha tão especial diante de mim, no dia do ensaio. Ela é linda sim, mas muito mais que isso é uma daquelas crianças que é um prazer ter por perto. Cheia de vida, sensível e inteligentíssima, ela me divertiu muito durante as horas que passamos juntas no parque. E dias depois, quando mandei o slide-show para a família, Lívia me contou que Alícia chorou ao assistir e disse “tô emocionada”! Pode haver retorno melhor do que este?

Brinco com a Lívia que por ela, só por ela (rsrsrs), fui ouvir as músicas da Sandy, de quem é fã número 1, para encontrar uma que acompanhasse suas fotos no slide-show. E encontrei a música perfeita, que parecia feita para ela, da qual copio um trecho aqui:

“Olhos meus
Olhem em volta
Me vejam, me mostrem

Olhos meus
Abram-se ao belo
Percebam o brilho do sol
Da cor do céu
Da flor no chão

Olhos meus
Olhem em volta
Me vejam, me mostrem

Olhos meus fujam do escuro
Se acendam, se façam brilhar

Sequem-se as lágrimas
Sequem-se as mágoas
Minha alma agora quer sorrir”

A seguir, as minhas (muitas) favoritas da sessão! Fotografias de uma família cheia de amor, delicadeza e ternura, que fazem a alma sorrir e o os olhos brilhar:

alta007

alta008

alta009

alta018

alta026 copy

alta016 copy

alta043

alta037 copy

alta035 copy

alta044

alta049 copy

alta051 copy

alta061 copy

alta067

alta068

alta070

alta071

alta072 copy

alta073 copy

alta076 copy

alta080 copy

alta082 copy

alta085

alta086

alta091

alta095 copy

alta101

alta104 copy

alta109 copy

alta115 copy

alta120

alta123

alta134

alta131 copy

E a seguir, o slide-show da sessão completa:
(nas configurações abaixo e à direito do vídeo, após clicar no play, escolher a opção 1080 HD, para ver com máxima qualidade)

Comentários