Mentoria: a conclusão do projeto


E assim a Mentoria 2012 encerra com chave de ouro este meu projeto pessoal, iniciado em setembro de 2010. Sempre acreditei na importância de compartilhar conhecimento e ao longo destes dois anos dediquei muito tempo e energia a este projeto, e posso dizer que tudo que dei, recebi de volta multiplicado por mil!
Hoje, preparando as fotos de antes e depois, mais uma vez me emocionei vendo o resultado deste trabalho. Saber que pude ter um papel importante na vida destas pessoas, usando o conhecimento que acumulei nestes dez anos de experiência para ajudá-las na construção de seu olhar é o melhor retorno que poderia ter.

Hoje em dia, esta profissão é vista como fácil. Comprar a câmera é passaporte para iniciar uma carreira, e não por acaso o mercado está povoado por olhares que não se aprofundam, fotos que não se diferenciam. Rapidez é a palavra de ordem, o objetivo é ganhar dinheiro e ter clientes. A linguagem fotográfica, a técnica e o estudo passam longe de quem tem esta visão tão estreita, e isso se reflete no resultado. Eu continuo acreditando que o olhar fotográfico deve ser construído com tempo e dedicação e que o estudo e o treino são o caminho para ser verdadeiramente um fotógrafo. Por sorte, muita gente acreditou junto comigo: aos que participaram, seja concorrendo a uma vaga ou fazendo parte dos grupos, agradeço a confiança. Tive oportunidade de conhecer muita gente bacana, e mais do que isso, fiz amizades maravilhosas. O grupo que está em andamento seguirá. Como a Danieli Castoor diz, mentoria não acaba, é pra vida inteira. Enquanto estiverem dispostas a construir conhecimento na fotografia, estas 13 pessoas seguirão sempre comigo. Novos processos seletivos não serão abertos. Agora é tempo de renovar, partir para novos projetos e novas formas de colocar em prática o que acredito.

Hoje, cheia de orgulho, venho apresentar o resultado do grupo de 2012. Quando criei a Mentoria no início do ano, decidi dividir em dois grupos: o grupo 1 era formado por pessoas que se dedicavam a fotografia como hobby e o grupo 2, por pessoas que já estavam atuando no mercado de trabalho. Durante estes seis meses, todas se dedicaram intensamente à Mentoria. Meu objetivo, desde o início, era enfatizar a linguagem fotográfica, porque na minha opinião é o olhar que faz o fotógrafo. A técnica, muito importante, é o mais fácil de aprender, mas é o olhar que diferencia, que faz o seu trabalho se destacar entre tantas imagens que nos são exibidas todos os dias. Durante estes seis meses falamos de tudo que constrói esse olhar e seguimos caminhos que muitas não esperavam: pesquisas sobre os grandes mestres da fotografia e pintura, discussões sobre cinema e música, enfim, um verdadeiro encontro com arte, cultura e sensibilidade. Ao mesmo tempo, elas adquiriam os conceitos que formam a linguagem fotográfica, tomavam contato com as regras (sim, a fotografia, como toda linguagem, tem sua gramática!) e experimentavam sua aplicação, sempre com muita troca, treino e estudo. O resultado só vem comprovar que é esse o caminho para ser fotógrafo: construir conhecimento e vivência, técnica e experiência, cultura e sensibilidade. Quem embarcou com coragem e empenho nessa viagem, está aqui hoje para mostrar o resultado. Foram 12 as pessoas escolhidas em 2012.
Vou começar mostrando o “antes e depois” do grupo 1, cujas integrantes têm a fotografia como hobby. Seguindo a ordem alfabética, segue o “antes e depois” de Alessandra Pereira Peres Moron, Carolina Monteiro, Cynthia Myarka, Daniela Carvalho, Edna Pires, Fernanda Batistella, Lívia M. O. Toledo e Niuza Pinheiro E Sousa.

Na sequência vem o grupo 2, que tem hoje em dia quatro integrantes. Todas elas estavam começando a atuar no mercado ou com planos de iniciar em breve. Em comum, tinham uma vontade de aprender mais, uma insatisfação e sede de conhecimento que não sabiam onde buscar. Cada uma estava em um momento e tinha uma necessidade diferente da outra. Todas muito sérias e dedicadas à mentoria, além de abertas às criticas construtivas e ao aprender. Cientes da realidade do mercado fotográfico, que a cada dia é invadido por pessoas que pensam que ser fotógrafo é possuir uma câmera profissional e fazer fotos bonitinhas, elas queriam o conhecimento para poder oferecer muito mais. E assim pude ajudar na formação de profissionais que hoje me orgulho de indicar, que mantiveram seus estilos e olhares, já que a mentoria não visa formar clones, apenas aprimorar o talento que já existia. É com muito orgulho que apresento o resultado da Mentoria com Carine de Souza, Carol Valério, Fernanda Hansen e Glau Macedo!

E quem quiser ver a história da Danieli Castoor, já que não poderia encerrar a mentoria e o post sem falar dela, é só clicar aqui: Danieli
Antes:


Depois:

Comentários

21 Comments Mentoria: a conclusão do projeto

  1. Vanessa September 18, 2012 at 3:09 pm

    Luciana, que pena que não terão mais processos seletivos para a mentoria. Outro dia até te enviei uma mensagem pelo facebook, fiquei tão feliz quando descobri que existia a possibilidade de fazer a mentoria pela internet… nem pensei fui escrevendo tudo, não sei se vc leu, mas te contei minha vida inteira! kkkkkkkkkkkkkkk Sempre fiquei encantada com as suas fotos e já a mto tempo sinto falta de saber mais sobre fotografia. Estou morando em Araxá – MG e sempre olho pros quadros de dois pintores famosos daqui prestando atenção na composição das pinturas e sempre me pergunto onde posso adquirir o conhecimento que me falta para ser uma fotógrafa que faz a diferança. Sou mãe e pai da minha filha e como ela nasceu prematura larguei tudo pra ficar perto dela. Agora ela começou na escola e tenho mais tempo para mim quero mto aprender mais! Bjos

  2. Danieli Castoor September 18, 2012 at 3:27 pm

    Incrivel ver em fotos a evolução de todas as meninas, (e a minha). Só alguém muito certo do que acredita seria capaz de conduzir esse grupo de forma tão intensa.
    Nem tenho palavras para agradecer tudo que a mentoria me proporcionou. Se hoje tenho condições de entrar no mercado de trabalho é EXCLUSIVAMENTE pelo fato de ter tido a oportunidade de participar desde 2010.
    Tenho certo que, assim como é preciso estudar medicina para ser médico, é preciso estudar fotografia para ser fotografo.
    Me lembro de como era incentivada a começar a trabalhar quando comprei minha primeira câmera e foi a Mentoria que me trouxe de volta pro chão e me fez ver que eu estava longe de poder ser fotografa só pq tinha uma câmera e algumas pessoas achavam minhas fotos bonitinhas.

    Luciana, obrigada pela lucidez de sempre. Graças a você, a sua competência, sua sensibilidade e críticas, me transformei no que sou.

    Beijos

  3. Livia September 18, 2012 at 3:29 pm

    Luciana, parabéns!!! Ver que você também foi responsável por toda essa evolução deve dar um baita orgulho!!! ♥
    Como a Vanessa, também te mandei uma msg esses dias no FB… Que peninha que não haverão mais mentorias. Na verdade é mais que uma mentoria, né? É um círculo de amizades onde se compartilha conhecimento!!! Lindo o seu trabalho, parabéns e muito sucesso pra você e pra todas as meninas que participaram desse projeto lindo!!!

  4. Luciana Prado September 18, 2012 at 3:31 pm

    Post maravilhoso, que diz tudo que deve ser dito! Orgulhosa sempre de fazer parte da sua história!
    beijo

  5. Luciana Prado September 18, 2012 at 3:34 pm

    Oi Livia, obrigada! O projeto da mentoria durou 2 anos e foi um sucesso. Agora é hora de desenvolver outros projetos. Mas sempre estarei aqui no blog e no facebook falando sobre fotografia e conto com sua visita!

  6. Luciana Prado September 18, 2012 at 3:36 pm

    Oi Vanessa, eu aprendi tudo que sei sozinha, estudando muito, e me orgulho muito de minha trajetória. É preciso estudar muito e ter muita iniciativa, mas é perfeitamente possível! Boa sorte!

  7. Vanessa September 18, 2012 at 6:31 pm

    Luciana, com certeza vou buscar meios de crescer e aprender mais sobre fotografia que é uma das minhas paixões. Vou tbm acompanhar seu trabalho aqui no blog e no FB. Parabéns mais uma vez pelas suas fotos e pelo seu trabalho na mentoria. Bjos

  8. Alessandra Moron September 19, 2012 at 2:28 pm

    Que alegria poder participar de tudo isso. Que alegria poder comemorar uma vitória, a primeira de muitas… E que alegria saber que vc Lu, está alegre comigo tb, que pude corresponder todo o esforço e dedicação que teve. Sabe que muitas vezes, no meio do percurso, tive essa preocupação! Agora passou! Agora sou uma fã que ficou amiga do ídolo! Me sinto assim!

  9. cynthia myarka September 19, 2012 at 3:09 pm

    E eu volto a chorar, de emoção, de alegria, de uma nova vida que você me apresenta todos os dias, graças a vc, hoje eu aprendi o que é fotografia, é algo que vai além do que achamos que dominamos, que possuimos, é poesia, é arte, é musica, é filme, é cor, é vida, é carinho, é cuidado, dedicação, estudo, conhecimentos, experimentos, e principalmente respeito. Só vc teve a delicadeza de me mostrar, me abri as retinas, ampliando de forma inigualável meu olhar. Obrigada por me transformar numa pessoa curiosa e feliz! Nós amamos e seremos sempre grata a vc nossa Lu Luz. beijos

  10. Renata Coelho September 19, 2012 at 10:04 pm

    Oi Lú, mesmo não tendo ficado até o final, eu aprendi demais com a mentoria, como a Danieli disse, você nos trouxe para o chão, para a realidade de que para ser fotógrafo, é preciso estudo e dedicação e não somente vontade e uma DSLR nova. Obrigada por transformar minha vida, minha profissão, por me mostrar o caminho a ser trilhado, por me apresentar à fotografia de verdade, por me tirar dos atalhos que fatalmente me levariam ao fim. Tenho orgulho de ter participado desse projeto, de ter tido a oportunidade de te conhecer, de aprender contigo, de me tornar admiradora incondicional da arte que você desenvolve. Pra sempre minha mestra, de todo meu coração 🙂

  11. Carolina September 20, 2012 at 1:59 pm

    Também queria deixar registrado por aqui, Lu… Já conhecia você, seu talento, sua sensibilidade, seu amor pela arte. Sou sua cliente porque sempre me identifiquei muito com isso, e aprecio demais o respeito que tem por cada fotografado (não tenho uma foto de gestante sequer com a barriga roxa aparecendo). Mas foi novo para mim conhecer essa sua face de generosidade verdadeira, de acolhimento, de sabedoria e maestria. Na mentoria você nos desafia, nos traz para realidade, nos faz utilizar a sensibilidade e imaginação, nos faz sair da zona de conforto todo tempo. Serei eternamente grata a essa experiência de vida que você vem me proporcionado. Através daqui pude conhecer pessoas fantásticas, que admirarei para o resto da vida. Obrigada, Lu!

  12. Luciana Prado September 20, 2012 at 7:35 pm

    Assim eu vou ficar me achando, Alê!E pode ficar muito orgulhosa de vc, sua preocupação era desnecessária, vc sempre correspondeu com interesse e dedicação e teve um crescimento enorme nestes seis meses!

  13. Luciana Prado September 20, 2012 at 7:37 pm

    Que linda, obrigada! Vocês todas têm essas características, apenas precisavam desenvolver o olhar para que elas aparecessem nas fotos! Sua dedicação e alegria no grupo são contagiantes, sempre!

  14. Luciana Prado September 20, 2012 at 7:39 pm

    Obrigada, Renata! Você ficou tempo o bastante para fazer parte do grupo e sabe que todas estarão sempre por perto! Seu caminho agora é outro, que você vai trilhar com a honestidade de sempre e encontrar seu lugar.

  15. Luciana Prado September 20, 2012 at 7:41 pm

    Carol, verdade, a gente já se conhecia, mas agora estamos muito mais próximas! E como vc, também conheci um lado de dedicação, seriedade e generosidade que me encantou! Muito feliz de participar ainda mais de perto das suas descobertas e conquistas na fotografia!

  16. Kelly Stein September 27, 2012 at 11:51 am

    Oi Luciana! Nossa, há tanto tempo não passo por aqui… mas a luz e a energia linda que vem das suas fotos continuam as mesmas! que delícia!!! mal tenho tempo de gerenciar minha vida tripla de profissional, mãe, esposa então visitar blogs fica meio de lado. E o seu sempre foi um dos que mais adorei vir visitar. Me lembro de uma troca de e-mails nossa, onde eu perguntava sobre colocar um tripé para fotografar partos! aaai, idéia estapafúrdia! segui em frente fotografando os partos – alguns até publicados no blog (qdo tiver um tempinho espia lá) e agora arrumei uma função para o bendito tripé!!! enquanto eu fotografo, coloco o tripé posicionado em algum ponto da casa (ou hospital, qdo é o caso) e deixo filmando. Vou coletando depoimentos, recadinhos deixados pelos pais nos últimos instantes com o bb na barriga…’e muito bacana. Mas sempre me lembro com carinho, da atenção que me deu nesse dia, embora estivesse na correria, parando um minutinho para me dar uma dica/conselho… Enfim… guardo um carinho especial por você, ainda mais por ter seu blog como referência logo que comecei a fotografar. Uma fotógrafa que sempre vou admirar. Vou passear por aqui mais vezes, nem tanto como antes, mas voltarei sempre! 🙂 Carinho sempre,

  17. Luciana Prado September 27, 2012 at 12:08 pm

    Oi Kelly, lembro bem dessa nossa troca de e-mails, e fico super feliz de saber que aquilo que um dia era um sonho começando agora é sua realidade! E que bom que que até o tripé agora tem função! kkkk
    Vou com certeza passar no seu blog pra ver seu trabalho e vc apareça sempre por aqui tb, é um prazer ter notícias!

    beijos,
    Lu

  18. Carol Rosa October 12, 2012 at 9:50 am

    Oi Lú!
    Nossa cheguei meio atrasada aqui 😉
    Ah que pena que nao terao mais monitorias pela frente!
    De qualquer forma fico muito contente de ter participado, nem que por apenas um tempo, desse grupo de estudos que tem como objetivo algo muito bonito: o conhecimento, a troca, verdade e amizade.
    Parabéns pela persistência, por acreditar e incentivar tanta gente! E parabéns também à todas as meninas que desabrocharam durante todo esse rico processo!
    Obrigada por tudo! Sou muito grata por poder fazer parte dessa história!
    Espero que seus próximos projetos sejam tao bons quanto (e até melhores) do sucesso que foi a monitoria!
    Beijos, Carol

  19. Carine de souza October 30, 2012 at 4:52 pm

    Lu,de vez em quando entro aqui e releio este post…rs É tão bom! Me faz tão bem! Amo a parte em que vc diz que seguiremos sempre com você! ♥ Obrigada, obrigada e obrigada!

  20. Ana Pereira November 16, 2012 at 1:43 pm

    Olá Lu… tudo bem? em 2013 vc vai continuar com o projeto de Mentoria? Abraço….

  21. Fabricia October 29, 2013 at 10:32 pm

    Encatada com seu trabalho, com sua luz, com sua paixao pela fotografia …. essa maneira de falar atraves da fotografia e oq eu mais me encanta …. e como se a historia estivesse toda ali, sem precisarmos contar, falar … as imagens falam por si so … Parabéns e que pena que nao tera mais esse projeto pois amaria aprender muito contigo. Sempre amei fotografar .. desde pequena … hoje quero que minha paixao se torne também minha profissao … tenho muito caminho para chegar la mas sou insistente, Moro atualmente no Canada e cheguei até aqui atraves da Glau (que conheci faz muito tempo por causa dos blogs de culinaria) … Parabéns pelo lindo trabalho …. encantada demais … bjs.

Comments are closed.