Ballet à beira mar

Andei sumida aqui do blog, mas sempre pensando nele. Há tempos queria achar umas horinhas para postar esta sessão, até o texto para acompanhar as fotos já estava pronto (na minha cabeça, não no papel)! 😉
Agora, o ano acabando, entrando na fase de entregas dos trabalhos e livros, aproveitei que a família pediu mais algumas fotos para o natal e revisitei a sessão, escolhendo as minhas favoritas (muitas!) para postar aqui!
Já é a segunda vez que fotografo esta linda pequena. A primeira vez foi aqui em São Paulo, a segunda foi em sua cidade, na praia.
Muitas vezes me perguntam como consigo fotografar crianças pequenas, que não param quietas. Aqui mesmo no blog é uma pergunta recorrente.
Criança, digo sempre, não posa. E se aparece alguma com muita pose e “sorriso de diga x”, pode saber que eu vou dirigir a sessão de forma que ela deixe de lado a pose e se solte, porque é quando a criança esquece a câmera e se descontrai que faço as melhores fotos. Criança está sempre em movimento e é assim que deve ser. Sempre brinco dizendo a mãe que quem trabalha na sessão sou eu, a criança faz o que ela quer.
Esta pequena é um exemplo: quando chegamos à praia, depois de fazer algumas fotos no jardim de um museu, ela ficou feliz da vida e não parou um minuto: correu, pulou, molhou, dançou. Com aquela imensidão à disposição, não havia nada que pudesse contê-la, exatamente como eu gosto, e ela se entregou ao momento.
Tão lindos eram seus movimentos que algumas fotos me lembraram uma bailarina em plena dança! E tudo espontâneo, sincero, verdadeiro, sem treino ou ensaio, sem pedido de “faz de novo”, “olha para cá”, “fica aqui”. Tudo isso só serve para irritar os pequenos e resulta em fotos sem personalidade, rígidas. Quando deixamos a criança ser quem ela é, sem restrições, as verdadeiras expressões se revelam e o resultado são fotos cheias de energia e originalidade.
Claro que para capturar todo esse movimento, é preciso ter o domínio da técnica, manter o foco na criança e ter agilidade para acompanhá-la.
Aproveito para dizer que adoro fotografar na praia. Se vc estiver no litoral de São Paulo e quiser marcar uma sessão de fotos, entre em contato!
A seguir, minhas favoritas:










Comentários