Onde está Wally? Ajude os Smurfs nesta busca! ;-)

Continuando a comemoração pelos 100 posts, hoje vou mostrar a foto mais pedida aqui do blog, conforme anunciei no post anterior. Ao longo desses anos de existência, meu blog tem tido dois tipos de leitores: os clientes (e clientes em potencial) que acompanham meu trabalho e os fotógrafos, muitos ainda pensando em iniciar-se na profissão. O post de hoje contempla este público, não só com o conteúdo, mas também com um sorteio! É só seguir lendo para saber os detalhes.

Quando fiz uma atualização da plataforma aqui do blog, algumas fotos de posts antigos desapareceram. Por sorte foram poucas, e algumas eu consegui colocar de novo no lugar. Mas uma delas eu já não tinha cópia e o post ficou só com o texto mesmo. Periodicamente, recebo e-mails de leitores me cobrando essa foto: minha estante de livros de fotografia, em toda sua glória! rs Como o post era antigo e eu não tinha cópia, decidi que fazia sentido fazer uma foto atualizada da estante e republicar o texto, que segue, assim o contexto não se perde:

Recebo muitos e-mails de pessoas que querem se tornar fotógrafos, pedindo dicas para iniciar na profissão. Sempre respondo e muitas vezes se inicia uma troca de e-mails e experiências muito interessante. Gosto muito desse contato, e hoje, enquanto respondia para uma moça do Rio de Janeiro que quer ser fotógrafa de crianças e me pedia dicas, achei que seria interessante escrever sobre isso aqui no blog também.

A dica mais importante que eu posso dar é uma só: estudo. Não me refiro necessariamente a um curso formal de fotografia, já que cada um tem seu jeito de aprender, enquanto uns preferem aulas, outros preferem estudar sozinhos. Mas o estudo é imprescíndivel.

Não é só comprar uma reflex digital e sair fotografando. É preciso dedicar-se ao aprendizado. Fazer uma foto linda do filhinho do amigo não é passaporte para entrar nessa carreira, mesmo que o tal amigo elogie e diga: “você devia cobrar pra tirar fotos, você faz isso tão bem!” Não, isso não basta. O fotógrafo profissional é aquele que apresenta qualidade e consistência, em qualquer circunstância, nunca contando com a sorte ou o acaso. Por exemplo, o profissional tem que ser capaz de chegar na casa de pessoas que não conhece, algumas vezes com condições à primeira vista desfavoráveis, como pouco espaço ou luz, e saber lidar com esses elementos, fazendo com que trabalhem a seu favor. Por outro lado, um dia pode acontecer da luz ser maravilhosa, mas o bebê pode estar enjoadinho, seja por conta de um dentinho que está nascendo ou de uma noite mal-dormida, e o profissional tem que usar todo o seu conhecimento para superar essas dificuldades. Da mesma forma, não é fotógrafo quem não domina a linguagem da luz. Se a foto é a nossa tela, a luz é o pincel, é ela que dá forma à nossa visão. Pra entender a luz e fazer dela seu instrumento de trabalho, é preciso praticar, estudar e treinar o olhar, observando muito o trabalho de outros fotógrafos, não só os de hoje, mas também os grandes mestres da história da fotografia. Outro fator importante: o fotógrafo tem que valorizar sua profissão, mistura de técnica, arte e sensibilidade, e saber se colocar no mercado. Cliente não é cobaia, sessão não é treino e pagamento não é qualquer trocado. Quantos não vejo por aí cobrando uma miséria por um cd com 100 fotos sem tratamento liberadas para impressão. Quem quer ser valorizado e viabilizar sua sobrevivência no mercado tem que saber como se colocar com qualidade e responsabilidade. Nossa trabalho começa na sessão, continua na edição imprescindível das fotos em Photoshop (que é o laboratório dos dias atuais) e na entrega de um produto final de qualidade, tudo isso permeado pela administração do negócio e o relacionamento com os clientes.
Para ilustrar este post, fiz uma foto da minha biblioteca de fotografia. Minha intenção é mostrar o volume de conhecimento que esta profissão exige, e ao mesmo fazer uma recomendação de livros que eu considero excelentes para quem quer se aprofundar no assunto. Exagerei um pouco na nitidez da foto para que fique mais fácil ler o nome dos livros. Quase todos são em Inglês e são encontrados na livraria Amazon, que faz entregas no mundo todo. Como todos sabem, livro não paga imposto, então sai muito mais em conta comprar lá fora do que aqui.

Seguem as fotos (atualizadas, já que a biblioteca cresceu muito desde então!), dos livros. É importante dizer que esses livros foram adquiridos e lidos ao longo de 12 anos e a leitura é onde eu gosto de buscar conhecimento, outros preferem cursos, workshops ou fóruns, por exemplo. Aliás, é no fórum de mentoria que eu compartilho esse conhecimento com minhas alunas (agora muito mais amigas, rs), outra forma muito valida de aprender, como vocês verão em um post em breve.

E para completar o raciocínio iniciado neste post, clique aqui para ler outro, que tb fez muito sucesso e foi muito comentado na época, que traz as respostas as perguntas mais frequentes de quem quer se iniciar profissionalmente na fotografia. Embora não seja novo, este post nunca foi tão oportuno. Vejo surgir a cada dia uma infinidade de novos fotógrafos, muita gente talentosa, mas também tem outros tantos se precipitando e trabalhando sem a menor condição. O texto indicado fala bastante disso.

Agora a foto e na sequência, as regras do sorteio:

(sim, eu tenho uma coleção de Smurfs, 😉 )

Entre os livros da estante, existem quatro títulos repetidos, que eu ganhei e já tinha. Para concorrer ao sorteio desses 4 livros, é preciso curtir a minha página no facebook: www.facebook.com/lucianapradofotografia
e enviar um e-mail para luciprado@uol.com.br dizendo quais são esses livros. Quem acertar os quatro, será incluído no sorteio e o vencedor receberáo prêmio em sua casa. Não é necessário enviar o endereço na iscrição, quando tiver o nome do vendedor entrarei em contato com ele para que me envie. A inscrição para o concurso começa hoje e vai até o dia primeiro de outubro. Participem!

Em tempo: Hoje foi anunciado em minha página no facebook o nome das vencedoras do concurso. Sim, vencedoras, no plural! Decidi premiar o primeiro e o segundo lugar: Josie Gonçalves e Fernanda Hansen.
Para receber as notícias sempre em primeira mão, é só curtir a minha página no facebook!

Comentários