A magia da fotografia

A primeira data desta sessão teve que ser adiada por conta da chuva, já que tínhamos combinado que as fotos seriam feitas num parque. Na véspera da segunda data, choveu muito em São Paulo e a previsão para o dia seguinte era incerta. A mãe me ligou à noite preocupada, além da chuva que não parava, seu bebê havia sofrido um ataque de pernilongos, e tinha ganho, entre outras, uma picada bem no meio da bochecha! Ela até me mandou uma foto por e-mail para que eu visse o “estrago”. Garanti que ela não precisava se preocupar, o photoshop existe pra isso mesmo, esses pequenos retoques que antigamente eram tão complicados e que hoje são facéis de fazer. Nessas horas, o programa é uma valiosa ferramenta. Tem gente que acha que o programa é mágico, que resolve tudo, que “faz” a foto. Sempre digo, tanto para clientes quanto para alunos, que o photoshop é só mais um acessório no arsenal de um fotógrafo. Ele deve ser usado para dar aquele retoque final nas cores, no contraste, no brilho e nesses pequenos detalhes, como a picada de um pernilongo, mas é só. O que o photoshop não faz é transformar ninguém em bom fotógrafo. Ele também não diz a hora certa de fazer a foto, aquele momento onde todos os elementos se alinham e que dura, literalmente, 1/100 de segundo. Nessas horas, quem faz “mágica” é o fotógrafo e essa magia vem de muito estudo e muita prática, pra dominar a parte objetiva, que é a técnica, e a parte subjetiva, que é a sensibilidade.
Isso me lembra outra preocupação desta mãe: ela queria saber como eu fazia as fotos, se era preciso “posar”. Disse que não ficava à vontade fazendo pose – aliás ela e grande parte da população, eu diria que essa é uma preocupação de 99,9% de meus clientes. Disse pra ela que não se preocupasse. Meu estilo não tem nada de pose. Chegando à locação, eu observo tudo, vejo os lugares onde a luz está propícia e peço para quem vai ser fotografado que fique por ali. A partir daí é muita observação e prontidão da minha parte, enquanto rola muita conversa, brincadeira e tranquilidade. A idéia é que a sessão de fotos seja um momento gostoso, sem stress.
E como as fotos valem mais que essa conversa toda, é hora de dizer que o dia seguinte amanheceu ensolarado e a sessão pôde se realizar. A seguir estão algumas das minhas fotos preferidas do dia, que como vocês vão ver não teve nada de pose: teve sim uma famíia linda, cheia de amor e beijos, curtindo a manhã num parque e vivendo momentos verdadeiros, momentos que eu tive a felicidade de poder capturar através da minhas lentes.

fot_6830-copy.jpg

fot_6847-copy.jpg

fot_6852-copy.jpg

fot_6861-copy.jpg

fot_6883-copy.jpg

fot_6888-copy.jpg

fot_6890-copy.jpg

fot_6914-copy.jpg

fot_6947-copy.jpg

fot_6949-copy.jpg

fot_7047-copy.jpg

fot_7125-copy.jpg

fot_7151-copy.jpg

fot_7164-copy.jpg

fot_7192-copy.jpg

fot_7201-copy.jpg

Comentários