Você já foi a Paris?

É impressionante como não tenho tempo para organizar, sequer imprimir, minhas próprias fotos. São tantas que vão se acumulando que eu nem sei por onde começar, e por isso não começo. Na época do filme, era fácil: fotografava, revelava, chegava em casa com um envelope cheio de fotos e colocava tudo em álbuns. Agora, além de fazer muito mais fotos, o fato de poder vê-las quase que instantaneamente no computador faz com eu que vá protelando a impressão, e os discos rígidos vão ficando cheios, a estante de dvds, lotada e o drive-externo que quando eu comprei parecia tão imenso já está ficando pequeno.
Há umas duas semanas, comprei um porta-retrato branco para a minha mesa. Cheguei em casa, tirei da sacola e coloquei direto na minha mesa, com planos de escolher logo uma foto para colocar nele. Quem disse que tive tempo? Os dias foram passando e o porta-retrato continuava ostentando a mesma foto que veio da loja – aqui preciso fazer uma pausa para dizer que a foto que veio é excelente: uma linda família jovem e feliz, numa praia maravilhosa, um mar azul daqueles que fazem a gente sonhar com férias e um sol brilhante que me faz pensar no cheirinho gostoso do protetor solar… Confesso que gosto de olhar pra essa foto, e isso somado a falta de tempo de explorar meus arquivos para escolher e imprimir uma foto recente, me fez deixá-la no porta-retrato. A minha filha sempre protesta, “mãe, isso é ridículo!” Aliás, é ela que também pega no pé da avó pelo mesmo motivo. Minha mãe tem em sua casa, há tempos, uma caixa de fotos cuja tampa funciona como um porta-retrato para múltiplas fotos. As que estão exibidas são exatamente as que vieram da loja, cenas nas ruas de Paris, e a neta sempre implica, fazendo graça: “Bonito, né, vó! Você nunca nem foi a Paris!” E minha mãe responde rindo: “Que que tem? Eu gosto das fotos, um dia eu vou!” E os parisienses e a Torre Eiffel continuam enfeitando a caixa, desafiando a lógica e incorporando o sonho. Por que não?
Estava pensando nisso agora há pouco enquanto trabalhava no computador. Aí meu sobrinho de oito anos entrou no quarto, parou perto da minha mesa e perguntou, curioso: “Quem são esses aí?” Rindo, respondi: “não conheço, nem faço idéia, veio da loja assim.” Ele me olhou como se eu fosse doida, será que a tia fotógrafa não sabe para que servem os porta-retratos? Enquanto ele se afastava intrigado, eu pensei que era essa a gota d’água, e que era hora de tomar vergonha e trocar a foto. Retrubuí o sorriso da simpática família sorridente pela última vez, abri o porta-retrato e tirei a foto deles, substituindo por uma nossa. Agora sim!
Uma última confissão: quando preparo a entrega de fotos para meus clientes fico morrendo de inveja. Quando vejo aquela caixa cheia de fotos impressas em diferentes tamanhos, tenho vontade de ficar com tudo para mim! rs É uma delícia ver a reação dos clientes quando recebem a caixa, o brilho em seus olhos lembra uma criança em manhã de natal! Realmente o prazer de ter as fotos nas mãos, olhar, mostrar, colocar num álbum, fazer um quadro, não se compara ao folder cheio de fotos no computador!
E como não podem faltar fotos em um blog de fotógrafo, a seguir a foto da minha mesa com o tal retrato da “família que eu nem conheço” e uma foto de uma entrega já preparada para uma cliente. Aposto que, como eu, vocês vão ficar com vontade de ter uma igual! É fácil: entre em contato, saiba como funciona meu trabalho e marque uma sessão: você verá como é gostoso estar cercado de fotos especiais!

entrega.jpg

blogp.jpg

Comentários

0 Comments Você já foi a Paris?

  1. Gisela Azevedo February 6, 2009 at 11:53 pm

    Olá Luciana
    Li todo o seu texto do porta-retrato esperando encontrar no final as fotos lindas da sua família e no final dizendo qual a escolhida,rsrsrsrs
    Beijos
    Gisela

  2. erika verginelli February 7, 2009 at 1:47 am

    Tb fiquei super curiosa pra ver o porta-retrato com a foto escolhida!!! mostra pra gente! 😉

  3. Daniela February 7, 2009 at 7:23 pm

    Oi Luciana! Eu também tenho pouquíssimas fotos impressas! Acho q é assim com todo mundo, coisas da modernidade! Fiquei curiosa pra saber o que são aqueles cartõezinhos com a foto da menina e seu logotipo. Um parecem marcadores de página, mas e os da última foto, q estão apoiados na caixinha do CD, o q são ??

    Bjinhos, bom fim de semana!
    Dani 😉

  4. Luciana Prado February 7, 2009 at 11:47 pm

    Assim que eu fizer “a foto da foto” eu posto aqui! rs Não imaginei que fossem ficar curiosos!

  5. BIG FAMILY February 8, 2009 at 4:18 pm

    Foto é tudo de bom… como diz a minha amiga é 10+1..rs..
    Pois é.. aqui para não acontecer de lotar o pc de fotos, até pq não tenho drive-externo, então todo mês eu gravo as fotos nos DVD’s. Isso antes de gravar para não ficar enrrolada ja vou separando as minhas para revelar. Mas isso quando pego no meu pé. Porque desde julho de 2008 até janeiro 2009 que não revelava minhas fotos.. Dai peguei a minha pastinha sentei na frente do pc e falei, hoje saii..kkkkkkkkkkkk.. A minha sorte é que tenho poucas fotos minhas 😛 rs.. 6 meses sem revelar, quando fui ver só tinha 45 fotos…rs… Agora não.. voltei a já ir separando para revelar para não me perder. A outra minha irmã q tava do mesmo jeito, dia desses ela sentou e foi fazer, porque senão o baby chega e as fotos delas já era… pq tempo para ela vai ser ouro…kkkkkkkkkk..
    Mais um dia vc consegue, Amiga..rs..
    Ameiii essa caixinha.. é um sonho mesmo! Linda!!!! Quem sabe vc não vem pro lado de cá ou nós vamos ai, e não sai uma caixinha assim pra nós, hein? rsrs…Mais que é um sonho, isso é…
    Saudades…
    Bjinhoss!!!

  6. Fabiana February 9, 2009 at 8:10 pm

    Oi… eu já recebi essa caixinha recheada de fotos do meu pequeno…. é muiiito bom…..
    Já espalhei porta retratos com 3 delas aqui em casa……
    Mas, as suas fotos Lu, são as únicas que eu tenho impressas do Arthur!!!! é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!! estou tentando fazer um álbum há um tempão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! de 0 a 6 meses…….. é uma vergonha essa coisa de máquina digital!!!!!! rsrsrsrsrsrsrsr
    Beijos

  7. Maria Clara February 25, 2009 at 10:28 pm

    NOSSA, fotos cada vez mais lindas hein? 😀
    Parabéns, adoro seu trabalho.
    Ahh… recebi teu email, e eu tenho só 13 anos, é sério… 😛 Mas eu sou apaixonada por fotografia, sinceramente.
    Tenho um link no flickr… http://www.flickr.com/clarinia vê se o link não ta quebrado e dá uma olhadinha, não tenho fotos de profissional, lógico, mas isso tudo pra mim é diversão rsrs. 🙂 Me inspiro nas suas fotos, e sigo também suas dicas de fotografias postadas, leio todas!