Mentoria: a nova seleção

Quando comecei a mentoria, após a primeira seleção que fiz aqui no blog em setembro, não tinha ainda muita idéia de como seria, qual seria o formato. Tinha algumas idéias, mas sabia que a cara do fórum iria se definir na prática, através da minha relação com os participantes. Foi exatamente o que aconteceu, e nesse processo aprendemos juntos o que era necessário fazer para esse projeto dar certo.  Ao longo deste mês, algumas pessoas não puderam se comprometer com os requisitos necessários à participação, por isso novas vagas surgiram.
Achei interessante pedir para alguns participantes escreverem sobre sua experiência no fórum, para que os interessados tenham uma idéia de como funciona.

Meu nome é Prescila. Fui uma as selecionadas para mentoria com a Luciana Prado.
Fotografia é uma das minhas paixões e vocês não podem avaliar a sorte de ter sido escolhida.
Como todo iniciante, achava minhas fotografias boas. Aqui na mentoria descobri que fotografar não é só clicar, existe todo um processo, e tudo deve ser estudado, desde a composição, linhas, foco, cores, etc.
Estou sendo desafiada, quase que diariamente, a entender este mundo maravilhoso da fotografia e estou ADORANDO. Através dos exercícios, que desenvolvem tanto a parte técnica como a criatividade, somos estimulados e aprendemos em uma velocidade surpreendente.
A mentoria não tem mais que um mês, mas parece que estamos nela a mais de 6 meses! É dinâmica, e às vezes fico surpresa comigo mesma pela minha evolução em tão pouco tempo!
Mas não pensem que é tudo de mão beijada, não!, a pessoa tem que se dedicar. A disponibilidade que a Luciana se coloca para nos proporcionar um ensino tão competente pede como contrapartida uma grande dedicação e empenho por parte do aluno.
Entre erros e acertos, recebemos criticas construtivas para evoluir nosso potencial.
Dentro da mentoria já nos tornamos amigos e receberemos os novos de braços aberto.
Para que tem vontade de aprender, está é uma oportunidade unica! Boa Sorte!

Meu nome é Danieli. Eu gostava de fotografia… hoje eu adoro, respiro e penso todo o tempo em fotografia.
A Luciana e o forum em tão pouco tempo ocuparam um espaço incrível na minha vida.
Não estou com eles somente quando estou on line. As vezes fico rindo sozinha dos posts… É um espaço de estudo, estudo sério, mas também tem muitas brincadeiras.
Todos já evoluiram. Eu comecei a não contar com a sorte e a planejar a fotografia: criar a cena, cuidar dos detalhes, olhar um retângulo em branco e ter que colocar idéias ali.  E a ficar doida até conseguir fazer alguma coisa! São muitas as limitações, ainda tenho muito o que aprender. A diferença é que agora tenho companheiros, pessoas que passam por tudo que eu passo. Que demonstram fraquezas e que se expõem e isso é otimo: me deixa mais segura até pra errar.
E quantos erros cometemos, muitos, e a Luciana sempre lá… com a maior disposição pra olhar as fotos e explicar tudo tão explicadinho que nossos erros nem parecem tão “feios”. Ela só nos faz querer fazer melhor, tamanho o seu empenho e dedicação.
Que prazer estar participando desse forum! Que prazer estar tendo a oportunidade de conviver não só com a profissional que eu tanto admiro, mas também a Lu brincalhona e carinhosa que está me permitindo conhecer. Isso é uma honra. Obrigada pela técnica, obrigada pelo carinho, obrigada pelas críticas, obrigada pelo desprendimento, obrigada pela dedicação, obrigada por me colocar pra andar, pra fazer melhor, devagar e a cada dia.  Nossa… fiquei emocionada.
Lu… acredito que as coisas acontecem quando tem que acontecer e sempre chegam na hora certa.
Não existia momento melhor para termos nos encontrado. E tenho certeza que estaremos juntas por muito… muito tempo. Valeu por me ajudar a construir o que eu quero pra vida!

Meu nome é Elen. Gostaria de deixar meu depoimento aqui e dizer que participar do forum, tendo como mentora a Luciana, está sendo uma grande experiência! Uma bela foto exige muito mais do que  conhecimento técnico ou uma bela câmera. É arte, sensibilidade, conseguir perceber detalhes, saber harmonizar cores, interpretar a luz e ter olhos afinados para fazer uma bela composicao. E é isso, principalmente, que a Luciana, generosamente, está nos passando no fórum, tendo em vista sua longa e competente experiência nesta área. Algo que não encontramos em um livro…e que certamente fará toda a diferençaa entre o fotógrafo que somos e o que gostaríamos de ser. Se vc ama fotografia, pode acreditar que será uma oportunidade e tanto participar aqui conosco deste fórum!

E então? Você está interessado em participar? Estou abrindo três vagas para os interessados que atenderem aos seguintes requisitos:

Possuir um equipamento básico: uma reflex digital e uma lente 50mm f/1.8. Câmeras compactas não são adequadas para participar do fórum.

Estar interessado na área de retratos artísticos, principalmente na área de família, focando bebês, crianças, adolescentes, casais e gestantes. Se vc se interessa por eventos, como casamentos, por exemplo, o fórum não será o espaço adequado para o seu desenvolvimento.

Ter tempo: O fórum não é um ambiente de leitura, mas de participação. A criação do conteúdo depende de dúvidas, exercícios e contribuições dos participantes. Portanto, este é o principal requisito: você precisa ter tempo. Os participantes acessam o fórum diariamente, escrevem, fazem exercícios e atividades. Se você não tiver esse tempo disponível, não conseguirá acompanhar o ritmo, então não adianta se inscrever.

Os interessados que cumprirem os requisitos acima, devem enviar sua inscrição para o meu e-mail com os seguintes dados e respondendo as perguntas a seguir:

Nome Completo:
Idade:
Cidade:
Perfil: (O que você faz da vida? Trabalha? Estuda? Tem filhos?)
Quantas horas semanais você acha que pode dedicar ao fórum?
Por que você se identifica com meu trabalho?
Ao contrário da outra vez, em que pedi que cada interessado escolhesse livremente três fotos suas para mandar, desta vez a foto a ser enviada terá um tema específico:
Faça uma foto inspirada na seguinte música: “My Funny Valentine”
Envie a foto e um texto de pelo menos 20 linhas explicando como a música inspirou a sua foto e o significado que você quer transmitir com essa foto.

As inscrições serão aceitas até o dia 7 de novembro e o resultado será publicado no dia 8.

Comentários

29 Comments Mentoria: a nova seleção

  1. Emara October 24, 2010 at 6:00 pm

    hummmm interessantissimo como sempre, pera la vou ali escrever um texto e retorno. bjinhos.

  2. Denise October 24, 2010 at 6:19 pm

    Ótima notícia, tenho entrado direto no seu blog para não perder a oportunidade! Nossa, lendo os depoimentos do pessoal que tá fazendo deu mais vontade ainda de participar, vc realmente é alguém muito especial por se dispor a ensinar assim. beijos,
    Denise

  3. luciprado October 24, 2010 at 6:26 pm

    Oi Denise,

    Obrigada, fico esperando sua inscrição! beijos

  4. luciprado October 24, 2010 at 6:27 pm

    Oi Emara,

    Tudo bem? Vou esperar! 😉

    beijos

  5. Kenia Faria October 25, 2010 at 9:13 am

    Oi Lu! Amei mais esta oportunidade que estás oferecendo. Na primeira vez não pude participar. Agora quero agarrar essa oportunidade com unhas e dentes, me esforçar ao máximo e ver se consigo ser uma das escolhidas…
    Admiro profundamente teu trabalho. A gente percebe seu amor e carinho nas tuas imagens. É muito diferente daqueles que fazem as sessões fotográficas como produção em série e transformam a fotografia em puro comércio.
    É tanto amor com a fotografia que você compartilha seus conhecimentos, se presta a ajudar os outros gratuitamente. Isso me impressiona! Bom, nem preciso dizer que sou sua fã, não é mesmo?
    Tenho certeza que todos que passam aqui no teu espaço, mesmo que de maneiras diferentes, são seus fãs.
    Beijos!

  6. luciprado October 25, 2010 at 10:04 am

    Oi Kenia,

    Adorei seu entusiasmo, é isso que eu mais quero no fórum: gente entusiasmada, empenhada, dedicada! É a única coisa que eu tô pedindo em troca! 😉

    Obrigada!

    beijão,

    Lu

  7. LuMenezes October 26, 2010 at 7:43 am

    Queria muito participar mas, estou num momento muito tumultuado, tendo que conciliar muitas coisas… espero que tenha outras oportunidades…
    Beijos!!!!
    PS: adorei sua visita no meu blog, obrigada!!!!

  8. luciprado October 26, 2010 at 8:54 am

    Oi Lu,

    Bom te ver aqui! Pena, mas vc tá certa, melhor deixar pra outro momento, porque tempo pra participar é realmente um requisito importante e exatamente a razão de estar abrindo essas vagas, na primeira vez isso não estava claro e algumas pessoas selecionadas, apesar de muito bacanas e interessadas, estavam num momento assim, que não dava pra conciliar com as atividades do fórum.

    beijos,

    Lu

  9. odlanu October 26, 2010 at 10:50 am

    Oi Lu Vou dar o melhor de mim se for escolhido. Não paro de ouvir a música pra ter inspiração e mandar uma foto legal.

  10. luciprado October 26, 2010 at 1:21 pm

    Ótimo, fico esperando sua participação!

  11. Róger Gonçalves October 27, 2010 at 12:42 pm

    Gostei da proposta para as novas inscrições.
    Espero ansioso os novos membros no fórum. 😀
    Boa sorte à todos!

  12. luciprado October 27, 2010 at 5:42 pm

    Oi Róger,

    Logo o novo grupo se junta a nós no fórum. Já chegaram as primeiras inscrições!

    beijos,

    Lu

  13. Prescila October 27, 2010 at 7:00 pm

    Estou gostando de ver o entusiasmo do pessoal!
    Vocês nem imaginam o que é fazer parte da mentoria! É MARAVILHOSO!
    Estamos esperando os felizardo, caprichem nas fotos!
    Boa Sorte!

  14. luciprado October 27, 2010 at 10:07 pm

    Oi Prescila!
    Dia 8 de novembro vamos conhecer os selecionados, vai ser ótimo aumentar o grupo!
    beijos

  15. fcanavarro October 28, 2010 at 8:44 am

    Oi! Gostaria de saber se a foto pode ser preto e branco. Estou empolgada também e internalizando a música para fotografar. Abraços.

  16. luciprado October 28, 2010 at 8:51 am

    Que bom! Pode ser pb sim. Tenho recebido várias perguntas, vou fazer um faq ainda hoje pra esclarecer esses dúvidas.
    abraços
    Luciana

  17. tomcarlosjr October 29, 2010 at 11:13 am

    Oi, Luciana. Estou com um problema: tenho o equipamento necessário, estou totalmente interessado na área de retratos artísticos além de ter tempo de sobra para todas as atividades propostas. Qual o problema? A ansiedade é tanta em participar da sua mentoria que eu travei e não consigo inspiração para fazer a bendita foto! Já decorei a música e tudo o mais. Mas tenho fé que conseguirei um bom clique a tempo de participar da seleção. Grande abraço pra você.

  18. luciprado October 29, 2010 at 11:23 am

    Oi Tom,
    Tive que rir com seu comentário. Esqueci de colocar isso na lista de requisitos: não pode travar! rsrs Que bom que e música é linda, né? Já pensou ficar com uma daquelas músicas chatas grudada na cabeça, tentando se inspirar?
    Agora trate de "destravar", porque depois do comentário tão bem humorado que vc deixou, estou curiosa para ver a sua inscrição!
    abraços,
    Luciana

  19. Andrea Pedro October 30, 2010 at 5:32 pm

    Oi Luciana, conheci seu blog hoje, navegando pela net ! Que trabalho maravilhoso! Parabéns, amei suas fotos! ….
    Amo fotografia, desde de criança, quando meu pai tinha uma câmera de filme 35 mm, ficava anciosa pelo momento que ele deixasse a máquina de lado para chegar minha vez, e ele pacientemente me ensinava a enquadrar, a posição da luz etc…Por um longo período deixei meu hobby de lado, até chegar a minha primeira filha, agora com quase 6 anos, queria registrar todos esses momentos, que eu sabia que não voltaria…Dps chegou o meu outro pequeno, agora com 2 anos e dos dois juntos tenho recordações de muuuuitos momentos. A mais ou menos um ano resolvi transformar meu hobby em profissão…e hoje felizmente encontrei seu blog, que acredito que me ajudará muito… voltarei aqui muitas outras vezes!
    Andrea Pedro

  20. fcanavarro October 30, 2010 at 9:17 pm

    Oi! Mais uma perguntinha: estou tendo dificuldades de escrever pouco sobre a descrição da foto, achei tão profunda a interpretação e me envolvi tanto que daria um livro, mas vou escrever menos que um livro hehe. Alguma restrição quanto a escrever demais? Bjs Flávia

  21. luciprado October 30, 2010 at 9:31 pm

    Oi Flávia,
    Não, nenhuma restriçao! Eu adoro ler! 😉
    beijos,
    Luciana

  22. luciprado October 30, 2010 at 9:37 pm

    Oi Andrea,
    Que legal, aprender fotografia em família é uma delícia. Eu tb ensino minha filha a fotografar desde pequena e ela adora!
    Apareça sempre!
    beijos,
    Luciana

  23. Andréa Fournier August 23, 2011 at 3:37 pm

    Olá Luciana

    Acompanho seu trabalho e blog desde 2009, e admito que suas fotos sempre foram motivos de inspiração e objetivo de qualidade que a muito tempo tento alcançar. Mas quando vc disponibilizou a mentoria, estava para ganhar minha 2ª filhinha e não pude participar, mas agora a nova seleção passou a ser a esperança de aprofundar meu aprendizado na fotografia, já que esta é minha principal atividade depois da maternidade. Obrigada pela oportunidade de participar da seleção.
    "Sábio é aquele que divide conhecimento com os outros e não aquele que os guarda para si"
    Andréa Fournier

  24. luciprado September 12, 2011 at 11:21 am

    Oi Andréa!
    Que pena, o post que vc viu é antigo, no momento não estou com seleção aberta pra mentoria. Qualquer novidade, aviso aqui no blog!
    beijos

  25. Katy Caroline January 15, 2012 at 5:04 pm

    Luciana, boa tarde , sabe o que acontece com a gente depois de ver seu trabalho …..no primeiro momento emoção , segundo paixão e no terceiro um desespero rsrsrs, porque é dificil descobrir o caminho para chegar próximo a tanta nitidez, cores e sensibilidade.Eu Sou um desastre ainda, peco muito por causa da ansiedade de capturar um momento. Para diminuir nossas curiosidades , poderia contar um pouco como esta o projeto de mentoria, o desenvolvimento dos escolhidos e enfim quando novas vagas estão abertas….. beijos ….

  26. luciprado January 18, 2012 at 7:52 pm

    Oi Katy, adorei seu comentário! Só não se desespera, rs, com tempo e muito treino vc vai conseguir tudo isso! Quanto ao post sobre o fórum, já tá na minha lista. Logo vc vai saber tudo isso por aqui! beijos

  27. Katy Caroline February 4, 2012 at 11:23 am

    Oi Luciana , bom dia ! esperarei sem desespero, porém ansiosa rsrs.MInha curiosidade não tem fim e ontem conheci o Trabalho de uma das escolhidas que participa do projeto, nossa!!! vou corrigir trabalho não , e sim Arte! Em algumas fotografias eu olhei novamente para ver em qual pagina eu estava, pois vi muitos detalhes seus.Nesta espiadinha já pude imaginar o desenvolvimento de quem esta desfrutando do projeto. Parabéns mais uma vez !

  28. luciprado February 4, 2012 at 5:34 pm

    Oi Katy, Vc viu né? Tenho o maior orgulho! Logo, logo novidades! O processo vai ser completamente diferente este ano, logo começo a contar! bj

  29. Katy Caroline February 4, 2012 at 10:57 pm

    vi sim! eu ficaria orgulhosa também! ficarei aqui acompanhando os detalhes , controlando a ansiedade … coisas de mulheres né…( ou de uma maioria)ainda bem que não tenho problemas com roer unhas rsrsrs ! bjs boa noite

Comments are closed.