Mentoria: a nova seleção

Quando comecei a mentoria, após a primeira seleção que fiz aqui no blog em setembro, não tinha ainda muita idéia de como seria, qual seria o formato. Tinha algumas idéias, mas sabia que a cara do fórum iria se definir na prática, através da minha relação com os participantes. Foi exatamente o que aconteceu, e nesse processo aprendemos juntos o que era necessário fazer para esse projeto dar certo.  Ao longo deste mês, algumas pessoas não puderam se comprometer com os requisitos necessários à participação, por isso novas vagas surgiram.
Achei interessante pedir para alguns participantes escreverem sobre sua experiência no fórum, para que os interessados tenham uma idéia de como funciona.

Meu nome é Prescila. Fui uma as selecionadas para mentoria com a Luciana Prado.
Fotografia é uma das minhas paixões e vocês não podem avaliar a sorte de ter sido escolhida.
Como todo iniciante, achava minhas fotografias boas. Aqui na mentoria descobri que fotografar não é só clicar, existe todo um processo, e tudo deve ser estudado, desde a composição, linhas, foco, cores, etc.
Estou sendo desafiada, quase que diariamente, a entender este mundo maravilhoso da fotografia e estou ADORANDO. Através dos exercícios, que desenvolvem tanto a parte técnica como a criatividade, somos estimulados e aprendemos em uma velocidade surpreendente.
A mentoria não tem mais que um mês, mas parece que estamos nela a mais de 6 meses! É dinâmica, e às vezes fico surpresa comigo mesma pela minha evolução em tão pouco tempo!
Mas não pensem que é tudo de mão beijada, não!, a pessoa tem que se dedicar. A disponibilidade que a Luciana se coloca para nos proporcionar um ensino tão competente pede como contrapartida uma grande dedicação e empenho por parte do aluno.
Entre erros e acertos, recebemos criticas construtivas para evoluir nosso potencial.
Dentro da mentoria já nos tornamos amigos e receberemos os novos de braços aberto.
Para que tem vontade de aprender, está é uma oportunidade unica! Boa Sorte!

Meu nome é Danieli. Eu gostava de fotografia… hoje eu adoro, respiro e penso todo o tempo em fotografia.
A Luciana e o forum em tão pouco tempo ocuparam um espaço incrível na minha vida.
Não estou com eles somente quando estou on line. As vezes fico rindo sozinha dos posts… É um espaço de estudo, estudo sério, mas também tem muitas brincadeiras.
Todos já evoluiram. Eu comecei a não contar com a sorte e a planejar a fotografia: criar a cena, cuidar dos detalhes, olhar um retângulo em branco e ter que colocar idéias ali.  E a ficar doida até conseguir fazer alguma coisa! São muitas as limitações, ainda tenho muito o que aprender. A diferença é que agora tenho companheiros, pessoas que passam por tudo que eu passo. Que demonstram fraquezas e que se expõem e isso é otimo: me deixa mais segura até pra errar.
E quantos erros cometemos, muitos, e a Luciana sempre lá… com a maior disposição pra olhar as fotos e explicar tudo tão explicadinho que nossos erros nem parecem tão “feios”. Ela só nos faz querer fazer melhor, tamanho o seu empenho e dedicação.
Que prazer estar participando desse forum! Que prazer estar tendo a oportunidade de conviver não só com a profissional que eu tanto admiro, mas também a Lu brincalhona e carinhosa que está me permitindo conhecer. Isso é uma honra. Obrigada pela técnica, obrigada pelo carinho, obrigada pelas críticas, obrigada pelo desprendimento, obrigada pela dedicação, obrigada por me colocar pra andar, pra fazer melhor, devagar e a cada dia.  Nossa… fiquei emocionada.
Lu… acredito que as coisas acontecem quando tem que acontecer e sempre chegam na hora certa.
Não existia momento melhor para termos nos encontrado. E tenho certeza que estaremos juntas por muito… muito tempo. Valeu por me ajudar a construir o que eu quero pra vida!

Meu nome é Elen. Gostaria de deixar meu depoimento aqui e dizer que participar do forum, tendo como mentora a Luciana, está sendo uma grande experiência! Uma bela foto exige muito mais do que  conhecimento técnico ou uma bela câmera. É arte, sensibilidade, conseguir perceber detalhes, saber harmonizar cores, interpretar a luz e ter olhos afinados para fazer uma bela composicao. E é isso, principalmente, que a Luciana, generosamente, está nos passando no fórum, tendo em vista sua longa e competente experiência nesta área. Algo que não encontramos em um livro…e que certamente fará toda a diferençaa entre o fotógrafo que somos e o que gostaríamos de ser. Se vc ama fotografia, pode acreditar que será uma oportunidade e tanto participar aqui conosco deste fórum!

E então? Você está interessado em participar? Estou abrindo três vagas para os interessados que atenderem aos seguintes requisitos:

Possuir um equipamento básico: uma reflex digital e uma lente 50mm f/1.8. Câmeras compactas não são adequadas para participar do fórum.

Estar interessado na área de retratos artísticos, principalmente na área de família, focando bebês, crianças, adolescentes, casais e gestantes. Se vc se interessa por eventos, como casamentos, por exemplo, o fórum não será o espaço adequado para o seu desenvolvimento.

Ter tempo: O fórum não é um ambiente de leitura, mas de participação. A criação do conteúdo depende de dúvidas, exercícios e contribuições dos participantes. Portanto, este é o principal requisito: você precisa ter tempo. Os participantes acessam o fórum diariamente, escrevem, fazem exercícios e atividades. Se você não tiver esse tempo disponível, não conseguirá acompanhar o ritmo, então não adianta se inscrever.

Os interessados que cumprirem os requisitos acima, devem enviar sua inscrição para o meu e-mail com os seguintes dados e respondendo as perguntas a seguir:

Nome Completo:
Idade:
Cidade:
Perfil: (O que você faz da vida? Trabalha? Estuda? Tem filhos?)
Quantas horas semanais você acha que pode dedicar ao fórum?
Por que você se identifica com meu trabalho?
Ao contrário da outra vez, em que pedi que cada interessado escolhesse livremente três fotos suas para mandar, desta vez a foto a ser enviada terá um tema específico:
Faça uma foto inspirada na seguinte música: “My Funny Valentine”
Envie a foto e um texto de pelo menos 20 linhas explicando como a música inspirou a sua foto e o significado que você quer transmitir com essa foto.

As inscrições serão aceitas até o dia 7 de novembro e o resultado será publicado no dia 8.

Comentários