Concurso para meninas de 11 a 17 anos: Ganhe uma sessão de fotos

Há pouco mais de dois meses fiz esta sessão de fotos com minha filha, em uma locação maravilhosa próxima a São Paulo, durante uma pequena viagem que fizemos com esse objetivo. A idéia era fazer a sessão de fotos tão atraente que ela quisesse participar e eu pudesse registrar essa fase do início da adolescência que é tão transformadora. Pesquisamos bastante a locação juntas antes de ir e ela estava super curiosa para conhecer o lugar.
Já contei aqui que ela não tem muita paciência para fotos, depois de ser minha cobaia desde pequenina, ela cansou um pouco da mãe fotógrafa sempre com a câmera na cara dela. Eu até dei uma folga, e deixo as sessões para ocasiões especiais, quando quero registrar as mudanças da passagem do tempo. No dia-a-dia, roubo um minutinho aqui e outro ali sem incomodar muito e tento me comportar como uma mãe (quase) normal, rs. Está dando certo e ela já está recuperando o gosto pelas fotos: quando surgiu a idéia desta sessão, ela também se empolgou.
Foi tudo do jeito que ela gosta, escolhido por ela. As roupas, os passos de Michael Jackson, rs, de quem ela é fã número 1, as referências à série Crepúsculo, as poses. E é assim que tem que ser quando quem é fotografado já não é mais uma criança e sabe muito bem o que quer.
Não me canso de olhar para as fotos, fiz um slide-show pra mim mesma, rs (aliás, dois, um com músicas que ela gosta e outro com as que eu gosto), imprimi várias fotos para colocar no meu quarto e no dela, fiz um livro e uma revista. E o mais importante: registrei para sempre esse momento na nossa história. Adorei ouvir as idéias dela durante a sessão, criar histórias imaginárias, conhecer sonhos e representar quem ela é em imagens. Foi uma experiência tão gostosa que me deu vontade de ampliá-la e repeti-la com meus clientes.

Já disse aqui que a maior parte das pessoas não planeja sessões para os filhos adolescentes com a mesma frequência que fazem no caso de filhos bebês ou crianças. E é uma pena, porque esse é um momento tão rico em mudanças e significados que merece ser registrado. Os pais fotografam a barriga, o recém-nascido, a criança e lá pelos dez anos começa uma lacuna, e muitas vezes as fotos profissionais só serão feitas novamente no dia do casamento ou da formatura. Mesmo em casa, a quantidade de fotos diminui. Quem vai a uma pré-escola em dia de evento para a família, por exemplo, não consegue sequer ver a cara dos pais, todos escondidos atrás de suas câmeras que não param de clicar um segundo, registrando todos os movimentos dos pequenos. Festa infantil é a mesma coisa, chega a ser difícil saber quem é o aniversariante, porque todos os pequenos convidados estão sendo clicados por seus pais em dia de “paparazzi”. 😉
Anos depois, os registros começam a diminuir, e à medida que os filhos crescem os pais fotógrafos já são bem mais raros.
Tenho pensado muito e estou desenvolvendo um novo projeto para atingir mais esse público, razão de ser deste concurso. Vou escolher três meninas que estejam na faixa etária que vai dos 11 aos 17, que ganharão uma sessão de fotos que depois será usada aqui em meu site para divulgação desse projeto.

O que eu quero registrar não é só a beleza, tão evidente nesta idade, mas também a identidade de cada menina. Nesses tempos atuais, em que a mídia valoriza o que é igual, quero fotografar essas meninas mostrando o que faz delas especiais, diferentes, únicas: sua identidade.
Então este será o tema do concurso, quero receber textos escritos pelas próprias participantes respondendo a seguinte pergunta:
“O que faz você diferente de todo o resto do mundo?”
E como eu quero que elas escrevam, é com elas que vou falar agora:

Aqui, meninas, vale tudo: quero que cada uma me conte do seu jeito, seus sonhos, seus talentos. O cupcake que só você sabe fazer, as músicas que você compõe, a voz que quando você canta todos seus amigos dizem que é linda! Me conte se você é fera em matemática, se ganhou a olímpiada esportiva que teve na escola, ou se o seu negócio é o desenho. Ou me conte que não é nada disso, você está experimentando para descobrir! Me conte aquilo que ninguém imagina só de olhar pra você, me conte o que faz você rir e chorar. Me conte o que você faz pelos outros, o que você quer para o mundo, me conte o que você sonha para você! Me conte se você é durona, mas chorou ao assistir Toy Story quando levou seu irmãozinho, ou me fale se você é a mais faladeira da sala, mas fica vermelha de vergonha quando tem que apresentar trabalho na frente de todo mundo. Quero saber quem você é, o que você ouve, assiste, lê, gosta, tudo o que você quiser contar! Tudo isso em trinta linhas!

Requisitos:
Idade: As participantes deverão ter de 11 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas por elas ou pelos pais ou responsáveis, que deverão autorizar a participação e a divulgação das fotos em meu blog e site.
Data: As inscrições devem ser enviadas a partir de hoje, 15 de setembro, até o dia 30 de setembro e o resultado será divulgado no dia primeiro de outubro. As sessões serão marcadas de acordo com a minha disponibilidade e a das três vencedoras, na cidade de São Paulo, em locação escolhida por mim. Após a sessão, cada uma das vencedoras escolherá suas 20 fotos favoritas, que serão entregues no formato de uma revista tamanho A4 de 20 páginas, além de 40 cópias miniatura de uma mesma foto, para presentar os amigos e a família. Amanhã farei um post com as fotos dos prêmios para vocês verem.

Como participar: Enviar um texto de aproximadamente 30 linhas respondendo a pergunta acima.
Enviar também uma foto recente. Lembrem-se que não é concurso de beleza, a foto é apenas para conhecer melhor as meninas e escolher perfis variados. Quem tiver perfil em redes sociais como facebook, twitter, orkut ou outras pode mandar o link também, assim me ajuda a conhecer melhor as participantes.
Peço aos leitores do blog que me ajudem a divulgar o concurso para quem pode se interessar. Para facilitar a divugação, o blog agora tem um botão “share this”, logo à esquerda em cada post, abaixo das fotos. Dessa forma, vcs podem criar links para este post facilmente nas várias redes sociais que utilizem, como twitter, facebook, etc.
A seguir as minhas favoritas da sessão!












Clique aqui para deixar um comentário!

Comentários

27 Comments Concurso para meninas de 11 a 17 anos: Ganhe uma sessão de fotos

  1. Paula M. September 15, 2010 at 2:24 pm

    Que linda está sua filha! Como ela cresceu, está diferente, perdeu o jeito de criança já. Adorei as fotos, é demais lá, né? Eu já fui umas três vezes, e vou voltar muitas outras, adoro!
    beijos
    Paula

  2. Renata Fairbanks September 15, 2010 at 2:27 pm

    Lindas as fotos e linda a modelo! 🙂
    Que lugar é esse das fotos? Se parece muito com um lugar que eu conheço…
    Bjs!

  3. luciprado September 15, 2010 at 2:32 pm

    Obirgada, Paula! É lindo mesmo, tb vou voltar muitas e muitas vezes! Se fosse um pouquinho mais perto, iria sempre!

  4. luciprado September 15, 2010 at 2:41 pm

    É lá mesmo! 😉 Acho que não existe nenhum lugar parecido com esse no mundo, rs! Quando conheci a Ana Érica através do blog, entrei em contato com ela pra saber mais detalhes sobre a Fazenda Ipanema. Ela me passou as coordenadas e eu amei o lugar, maravilhoso!

    Obrigada

    bj

  5. Denise September 15, 2010 at 2:47 pm

    Oi Luciana,
    Minha filha já está aqui do lado doida pra se inscrever. Ela tem doze anos e adora fotos. Vamos mandar a inscrição dela, adoramos sua idéia!
    Linda sua filha, as fotos estão muito bonitas, cores maravilhosas e cheias de personalidade. Parabéns pra mãe fotógrafa e pra filha tão linda!
    beijos
    Denise

  6. luciprado September 15, 2010 at 2:48 pm

    Obrigada, Denise, vou esperar a inscrição da sua filha, boa sorte!

    beijos

  7. Daniela Siqueira September 15, 2010 at 4:07 pm

    Q linda sessão! A Luísa certamente tem várias fotos lindas, mas essa será uma recordação especial. (Ela vai me entender quando tiver os mesmos 33 (cof!) anos q eu, rs). Vai olhar e falar, nooosssa, como é que eu ficava assim, na ponta dos pés (a foto mais sensacional da sessão Luísa!), vai lembrar desses cabelos tão lindos que tem, e olhando pra essas fotos que em alguns momentos mostra a doçura de menina e em outras já a energia e irreverência da adolescente, vai ficar feliz por não ter esses momentos gravados apenas na memória.
    Luísa, vc é linda, use e abuse da mamãe fotógrafa!!! Bjin!

  8. Katia Guimarães September 15, 2010 at 4:49 pm

    Oi Lu, a Luisa está tão linda! Kd aquela garotinha das fotos no quarto (as que você fez montagem)? O tempo realmente passa rápido!
    Parabéns!
    Bjão.,

  9. luciprado September 15, 2010 at 5:33 pm

    É verdade, passa rápido! Obrigada, Kátia, um beijão pra vc!

  10. Emara September 16, 2010 at 2:15 am

    faço eco com os demais sua filha é linda, o lugar tb. Gostei muito do post, hoje fotografei uma menininha,nossa vim pra casa cansada, sou gordinha e ficar na altura dela, imagina só.

  11. Patrícia September 16, 2010 at 8:45 am

    Parabéns pela filha e pelas fotos, lindas! E ela tem bom gosto, eu tb adoro Michael Jackson!!!! Adorei as poses no estilo dele, aquela na ponta dos pés então nem se fala, ficou demais. Combinou pra caramba com o lugar que vc escolheu para a sessão, lindo tb!
    Pat

  12. luciprado September 16, 2010 at 9:05 am

    Obrigada Emara!

  13. luciprado September 16, 2010 at 9:08 am

    Oi Patrícia,

    Ela vai dizer o mesmo de vc, rs, que tem bom gosto! Ele é demais mesmo, tb adoro e a sequência dela na fábrica fazendo os passos está entre as minhas favoritas. Usei uma música dele no slide-show que fiz pra ela, ficou super legal!

    beijos

  14. Andrea September 16, 2010 at 12:09 pm

    Nossa, que cabelo lindo que ela tem, olha esses cachos! Adorei a sequência que ela está jogando os cabelos e rindo, ela parece estar adorando, se divertindo pra valer! Que sorte ter uma mãe fotógrafa, né? Parabéns! Minha filha fez 18 já, mas tem várias amigas mais novas, vou avisar da sua promoção! abraços

  15. luciprado September 16, 2010 at 12:11 pm

    Obrigada, Andrea! Quanto aos cachos, tb adoro, antes dela nascer, ficava torcendo para ter cabelos cacheados. A torcida deu certo! 😉

    Que bom, espalha mesmo sobre o concurso!

  16. Róger Gonçalves September 16, 2010 at 2:04 pm

    Sensacional!
    Além de linda a Luisa é estilosa, caras e bocas!
    Adorei o cover do MJ! 😀
    Poxa, faz tempo que não como maçã… deu vontade… :/
    Gostei mais das fotos 'penumbrosas' (as internas) e principalmente as em p&b.
    Parabéns à fotógrafa e à modelo, lindas imagens!
    Bjo!

  17. luciprado September 16, 2010 at 2:40 pm

    Oi Róger,

    Obrigada, as fotos internas foram feitas na fábrica de ferro que funcionou de 1881 a 1912, um lugar impressionante, enorme e lindo!

    beijos,

    Lu

  18. Kelly September 20, 2010 at 9:41 am

    Lindas fotos, belíssima a produção e muito gata a sua modelete!! adorei!
    bjão

  19. luciprado September 20, 2010 at 12:32 pm

    Oi Kelly,

    Obrigada, foi uma delícia fazer esta sessão!

    bjs

  20. Silvia Lima September 23, 2010 at 7:43 pm

    Luciana, a sua idéia do concurso é encantadora, convidarei minha filha a participar, espero q ela ganhe, pois seu trabalho é interessantíssimo! bj

  21. luciprado September 23, 2010 at 9:53 pm

    Oi Silvia,

    que bom, vou ficar aguardando a participação dela! Obrigada,

    bjs,

    Luciana

  22. Fabiana Ribas September 27, 2010 at 10:29 pm

    Parabéns Lu…pra fotógrafa e pra modelo também que ficou o máximo!!!
    Eu acabei perdendo o concurso de mentoria 🙁 droga, mas to louca pra indicar alguém para esse novo concurso, e que demais essa idéia, deve ser muito divertido.
    Bom…só pra lembrar que eu continuo cada vez mais apaixonada pelo seu trabalho e entro sempreeeeeeeeeee no seu blog pra ver fotos novas.
    Bjao
    Fabiana Ribas

  23. luciprado September 28, 2010 at 10:02 pm

    Oi Fabiana,

    Obrigada, que bom ter notícias de vcs! E bom saber que vc continua visitando o blog. Qualquer novidade da mentoria, te aviso!

    beijos

  24. edilene September 28, 2010 at 10:03 pm

    Oi Luciana, que fotos maravilhosas e sua filha é lindissíma. Adorei a espontaneidade nas fotos, parece que foi uma diversão prá ela. Pena que o concurso é para meninas, senão iria inscrever meu filhão, ele tem 16 anos e como vc disse está numa fase que quase não tiramos fotos, mas isso pq ele nunca quer, cansou da mãe clicando ele o tempo todo… rsrssss… minha sorte que tenho uma filhotinha de 4 anos que se acha, vive pedindo para tirar fotos dela. Minha amiga se encantou com suas fotos e vai inscrever a filha dela, seria um presentão para seus 15 anos. Ah, seu trabalho é fantástico, virei sua fã!!! bjs

  25. luciprado September 28, 2010 at 10:05 pm

    Oi Edilene,

    Obrigada pelas suas palavras tão simpáticas!

    Fala mesmo pra sua amiga inscrever a filha, lembra que as inscrições vão até o dia 30!

    beijos

  26. Luciana Corrêa September 28, 2010 at 10:06 pm

    Oi Luciana, lindíssimas suas fotos, como sempre….., sua filha também está linda…
    Tenho uma filhinha de 2 aninhos e acredite, ela já não quer ser fotografada, isso me corta o coração e sempre que acontece,lembro de Luisa que no dia das mães te deu um vale fotos…… Um grande abraço Luciana Correa.

  27. luciprado September 28, 2010 at 10:07 pm

    Oi Luciana,

    Começou cedo sua pequena! Ser filha de fotógrafa não é fácil, rs. Quem sabe um dia vc também ganha um vale igual ao meu? 😉

    beijos

Comments are closed.