Primavera à vista!

As fotos a seguir foram feitas em um dia típico de inverno. Fazia tanto frio que chegamos a cogitar o adiamento da sessão, mas decidimos ir em frente e foi uma excelente decisão. Encontramos o parque vazio, iluminado por uma luz suave e embalado por um vento que ia e vinha, trazendo movimento. O casal, à espera de seu primeiro filho, estava animado e disposto a registrar esse momento tão especial em sua história. Adorei conhecê-los, fotografar instantes de amor, alegria e gestação. E não vejo a hora de conhecer e fotografar o bebê, que logo vai chegar.
Prontos para um cenário de inverno, fomos surpreendidos pela primavera: flores de todos os tipos e cores, lindas!, enfeitavam o parque e desafiavam a lógica das estações. Essa é uma das minhas razões de gostar da fotografia em locação, com luz natural: a surpresa, a novidade, o inesperado.
Outro dia, assistia a um programa culinário antigo do inglês Jamie Oliver (que eu adoro, embora seja uma completa negação na cozinha! rs). Ele fazia, na hora, de improviso, um macarrão maravilhoso com os ingredientes que encontrava na geladeira de alguém, e era evidente o entusiasmo dele lidando com o que havia disponível, procurando alternativas, combinando ingredientes e descobrindo sabores. Não pude deixar de fazer um paralelo com meu trabalho: fotografar com luz natural em locação é cozinhar sem receita, sem ingredientes planejados. É lidar com o novo, experimentar, criar e aproveitar, mas sempre apoiada na experiência, na técnica e na sensibilidade; e nunca na sorte, é bom lembrar. Da mesma forma que da minha geladeira não sai nenhuma obra de arte culinária, o fotógrafo precisa dominar seu ofício para garantir resultados quando lida com a imprevisibilidade.
Cada vez que chego a uma locação, mesmo que seja um lugar onde já tenha estado várias vezes, é tudo novo. Soma-se a isso o fator principal: o cliente, que traz o ingrediente mais especial, sua personalidade, sua história, seu momento, seus jeitos e trejeitos. Nessa hora tudo interage: o cliente, a luz, o cenário, a técnica, cada um trazendo seu tom, seu ritmo, e culminando no instante registrado pelo fotógrafo. Se fosse música, seria uma bela sessão de jazz! 😉

A seguir, as minhas fotos favoritas da sessão.

Comentários

34 Comments Primavera à vista!

  1. Eliane M. Campos September 2, 2010 at 5:21 pm

    Luciana,
    Que fotos maravilhosas. Eu acabo de saber que estou esperando um bebê e sou tão apaixonada por fotos que uma das primeiras coisas que fiz foi pesquisar fotografia de grávidas, sonho em ter essas fotos de lembrança. Amei todas!!!!! A sequencia da barriga no meio do campo florido é linda demais e a foto do casal se beijando no meio das flores é um verdadeiro quadro, se fosse minha eu ia ampliar enoooorme pra colocar em lugar de honra na sala! Parabéns pelo trabalho e felicidades ao lindo casal e ao bebê!
    Eliane

  2. luciprado September 2, 2010 at 5:27 pm

    Oi Eliane!

    Parabéns pelo bebê e tudo de bom na gravidez que está começando!

    As fotos que vc descreveu são minhas favoritas tb! A do beijo eu acho que é uma das minhas favoritas de todos os tempos, não canso de olhar!

    beijos,

    Lu

  3. Eduardo Galvão September 2, 2010 at 5:45 pm

    Lindo post! Fotos e palavras, vc escreve muito bem!!! Já pensou em escrever um livro??? Vc é tão boa com as palavras, sua comparação da fotografia do jeito que vc faz com a culinaria e o jazz é perfeita. Na minha opinião, todas são formas de arte, que exigem muita sensiblidade para não desandar/desafinar. Sensibilidade que vc tem como ninguém, parabéns!!!!
    Edu

  4. Isabel September 2, 2010 at 5:47 pm

    Que casal fofo!!!!! Eles parecem tão apaixonados nas fotos, vc captou tanto sentimento nas suas lentes, parabéns!
    bjs
    Bel
    PS: Já mandei minha inscrição pra mentoria. Estou torcendo muito!

  5. luciprado September 2, 2010 at 6:16 pm

    Obrigada, Eduardo. Já pensei sim, alías, pensava nisso muito antes da fotografia entrar na minha vida. Eu comecei escrevendo, as fotos vieram depois. Quem sabe um dia? 😉 Obrigada pelas suas palavras!

    abraços,

    Luciana

  6. Vanessa September 2, 2010 at 11:23 pm

    Oi Luciana,

    Primeiramente, parabéns pelo talento, capricho, paciência e dedicação. Em um dia muito frio, você nos deixou tão a vontade e tão felizes que conseguimos expressar sentimentos bonitos.

    As fotos nos surpreenderam e você conseguiu eternizar muito mais do que estávamos esperando de cada momento.

    Obrigada por participar de maneira tão linda dessa fase maravilhosa das nossas vidas.

    Foi um prazer fazer essa sessão de fotos com você.

    Um enorme beijo,

    Vanessa

  7. ALine Lima September 2, 2010 at 11:33 pm

    Como sempre, lindas imagens!

  8. luciprado September 2, 2010 at 11:34 pm

    Obrigada, Aline!

  9. luciprado September 2, 2010 at 11:43 pm

    Oi Vanessa,

    Suas palavras me deixaram muito feliz! Foi um grande prazer pra mim tb, foi uma sessão deliciosa! Agradeço a confiança de vcs, e a forma que se entregaram às fotos, toda a beleza que registrei vem de vcs!

    Fico esperando a notícia do nascimento e a sessão com o mais novo membro da família!

    beijão!

    Luciana

  10. Denise September 2, 2010 at 11:50 pm

    Sabe o que eu mais gosto nas suas fotos? Que os sorrisos são de verdade, os beijos são de verdade, os abraços são de verdade, enfim, a gente percebe que o que está vendo é autêntico, não tem pose nem expressões artificiais. Isso me chamou muito a atenção nestas fotos, e mesmo vcs dizendo que estava muito frio, elas passam muito "calor", no melhor sentido da palavra. Lindo, lindos! Quero ver as fotos do bebê quando nascer, tá? Tudo de bom à família, que o bebê complete essa felicidade!
    Denise

  11. luciprado September 2, 2010 at 11:52 pm

    Oi Denise,

    Super obrigada pelas suas palavras, é exatamente esta minha intenção: revelar o que é autêntico!

    beijos,

    Luciana

  12. Edna September 2, 2010 at 11:58 pm

    Parabéns, Luciana! Fotos fantásticas!!!!!!!!!! As minhas favoritas são as que vc capturou o olhar deles, um pro outro. Nossa, de arrepiar! Ah meus vinte anos… rs Na minha época não tinha nada disso, ninguém fazia muita foto. Ficou só na lembrança,mas eu daria tudo pra ter um álbum assim!!! Parabéns novamente,
    Edna

  13. luciprado September 3, 2010 at 12:00 am

    Oi Edna,

    Obrigada! E sempre é tempo pra fazer uma sessão, quem sabe vc não se anima? 😉

    abraços,

    Luciana

  14. Carla Caseiro September 3, 2010 at 12:45 am

    Oi, Lu!!!!

    As fotos estão maravilhosas como sempre e têm uma cor fabulosa. Para não variar fiquei apaixonada por todas.

    beijocas grandes
    Carla Caseiro

  15. luciprado September 3, 2010 at 12:52 am

    Oi Carla!

    Que bom te ver por aqui! Saudades!

    beijos,

    Lu

  16. Karin Michels September 3, 2010 at 11:41 am

    Lindas fotos !!!
    Parabéns !!!
    Karin

  17. Daniela Siqueira September 3, 2010 at 12:45 pm

    Nooossa, cheguei tarde hoje por aqui, kkk! Mas sabe o q é isso? É todo mundo louco por mais um post. Já já aparecem o Roger, a Carol e tantos outros que fazem de cada palavra sua quase que uma regra a ser seguida, e daquelas que jamais devem ser quebradas. A comparação com a culinária caiu como uma luva. De nada adianta eu querer improvisar um macarrão por aqui, pq não tenho conhecimento nem talento na cozinha. Se eu quiser fazer isso, terei q estudar e me dedicar muito. Assim também deve ser em qualquer profissão. É o que essa turminha que te segue tem feito né, estudado e praticado! Nem mandei minha inscrição ainda, mas será q vale ganhar outro concurso por aqui, rs??? Olha que eu sou sortuda!!
    Sobre a sessão, q posso dizer? Perfeita! Bjin e um bom fim de semana!

  18. luciprado September 3, 2010 at 2:40 pm

    Oi Dani,

    Claro que pode participar, e desta vez não é concurso não, eu vou escolher mesmo! rs

    É, quanto mais eu penso, mais eu acho que a culinária se aplica bem à fotografia. As duas são atividades a que todo mundo, de um jeito ou de outro, se dedica, mas só alguns vão fazer disso uma carreira. Ambas tem uma infinidade de equipamentos, mas eles não garantem resultado. Se garantissem, juro que comprava uma panela último tipo, só para dar um upgrade nos meus dotes culinários. Eu sou do tipo que quando entra na cozinha só sai macarrão, ovo frito e omelete! rs Quando a Luísa não tinha ainda um ano, comprei um livro de culinária saudável para crianças. Minha primeira receita foi um bolinho, que fiz cheia de boas intenções. Orgulhosa, dei um pra Luísa experimentar. Deu a primeira mordida, fez uma cara muito engraçada e disse: tchau "boinho" e jogou o dito cujo longe. Todo mundo riu tanto que até hoje é assunto aqui em casa. Foi o fim da minha carreira de cozinheira! rs

    beijos,

    Lu

  19. luciprado September 3, 2010 at 2:41 pm

    Obrigada, Karin!

  20. Daniela Siqueira September 3, 2010 at 2:53 pm

    Uffa, sorte nossa!!! Já pensou se o bolinho ficasse bom ou se a Luísa elogiasse pra não deixar a mamãe triste e vc resolvesse se dedicar à culinária … que seria de nós hoje? kkk ! Bjin!

  21. luciprado September 3, 2010 at 2:57 pm

    hahahahaha Não tem esse perigo, meu restaurante ficaria às moscas – aliás, acho que nem elas frequentariam, rs!

  22. Róger Gonçalves September 3, 2010 at 3:47 pm

    Nossa, que cores! A primeira foto (montagem) e a que o cachecol (aqui no sul chamamos de manta) está 'voando' foram as minhas preferidas!
    A cada novo trabalho tu te supera, impressionante!
    Já disse outras vezes, vejo fotos de outros fotrógrafos e cada um segue uma linha diferente. Tem uma 'concorrente' que eu adoro as fotos pelo fato da pouca existência de cores, já as tuas são lindas por serem sempre muito coloridas.
    Parabéns!
    Bjão!

  23. Kênia Faria September 3, 2010 at 9:29 pm

    Oi Lu!
    As suas fotos me fazem sumir as palavras. Elas são maravilhosas!!!
    Beijos,
    Kênia Faria

  24. Li Pironi September 3, 2010 at 9:54 pm

    Tambem sou fotografa e achei incriveis essas fotografias, são pedacinhos de historia, muito carinho e amor registrados de uma forma muito profissional.

  25. luciprado September 3, 2010 at 9:56 pm

    Obrigada, Eliane! Fiquei feliz com suas palavras!

  26. luciprado September 3, 2010 at 9:57 pm

    Oi Kênia,

    Obrigada, ainda bem que não sumiram todas as palavras, sobraram algumas pra escrever aqui! rs

    beijos

  27. luciprado September 3, 2010 at 9:58 pm

    Oi Róger,

    Tb adoro a do cachecol, nos divertimos muito fazendo a foto!

    beijos,

    Lu

  28. Luciana Aith September 4, 2010 at 12:08 am

    Lindas Lu, parabéns!
    Fotos e texto, perfeitos 🙂

  29. Katia Guimarães September 4, 2010 at 12:14 am

    Lindas fotos Lu! Já estava com saudades de fotos novas no seu blog. Acho a gravidez um momento realmente especial e é maravilhoso registrar isso de forma tão bonita! Parabéns! A minha predileta é a última colorida… eles dois no meio da foto… o beijo. Para mim ela resume tudo: amor, carinho, atenção, cumplcidade…
    Show de bola!
    Bjs.,

  30. luciprado September 4, 2010 at 1:17 am

    Oi Katia. É a minha preferida tb! Amo esta foto,

    beijos,

    Lu

  31. luciprado September 4, 2010 at 1:18 am

    Bom te ver por aqui, Lu! beijos

  32. Simone Rodrigues September 7, 2010 at 5:04 am

    Oi Lú estava sentindo falta das tuas fotos!!
    Só tenho a dizer Lindas!!! e realmente o frio deu todo o encanto , Parabéns

  33. luciprado September 8, 2010 at 11:26 am

    Oi Simone, tirei umas férias do blog, rs, mas agora estou de volta com os posts semanais. Que bom que vc gostou!

  34. Aline Lelles September 22, 2010 at 10:49 pm

    Oi Luciana ! Sou fotógrafa aqui do Rio e quero parabenizá-la pelo lindo trabalho ! Ótimo olhar !
    Bjs,
    Aline

Comments are closed.