Uma oportunidade para quem quer aprender

Quando comecei, a fotografia de crianças e família em locação ainda não era tão conhecida no Brasil e era comum ter que explicar exatamente o que fazia, já que a maior parte das pessoas associava fotografia profissional a eventos ou estúdio.
Quando comecei este blog, em 2008, uma das minhas intenções era difundir e tornar mais conhecida esta profissão. Nestes dois anos, muita coisa mudou, e agora não só esta é uma área conhecida da fotografia, como também muito procurada.
Recentemente tive um exemplo dessa mudança na banca de revistas. Antes, há alguns anos, quando procurava uma revista de fotografia, muitas vezes nem achava, se havia alguma ficava escondida num local de pouco apelo, reflexo da baixa procura. Outro dia, enquanto olhava a infinidade de títulos sobre fotografia expostos em lugar de destaque, o dono da banca me perguntou se eu era profissional e se precisava de assistente de fotografia, contou que o filho estava fazendo um curso e topava trabalhar de graça!!! Onde quer que eu vá encontro pessoas de todas as idades interessadas nesta profissão, desde adolescentes encantados com a fotografia até pessoas já estabelecidas em outras áreas doidas para fazer do hobby, profissão.
Um dos reflexos desta nova realidade é que ficou impossível responder a todos os e-mails que recebo de pessoas que estão interessadas em trabalhar com fotografia. Lembro que no começo me orgulhava de não deixar ninguém sem resposta. Hoje, o volume de perguntas que recebo tornou impossível manter esse objetivo.
Tenho tentado escolher as perguntas que respondo de acordo com a relevância que minha resposta pode ter, mas nem sempre é fácil julgar. Perguntas genéricas como “que câmera eu compro” eu não respondo. Cada um precisa pesquisar e se responsabilizar por suas escolhas, e não há escolha certa, depende de uma infinidade de fatores. Já se a pergunta é mais específica e eu posso ajudar, eu respondo, como por exemplo: “Estou interessada em fotografia infantil e quero comprar equipamento. Pesquisei bastante e estou pensando em comprar a Nikon D90 com uma lente 35mm f/1.8. O que vc acha?”
Recomendações sobre cursos eu tb não posso fazer, já que minha formação é autodidata e não me sinto à vontade para recomendar algo que não experimentei. Também não respondo perguntas que já estejam respondidas aqui no blog ou que sejam facilmente resolvidas por uma busca no google, por exemplo.
Quando a pergunta é sobre técnica, ajuda mandar uma imagem que seja um exemplo da questão. Por exemplo, muita gente me escreve se queixando que não consegue obter nitidez nas fotos. Só a pergunta, sem detalhes ou exemplo, não traz nenhum elemento no qual eu possa me basear pra tentar ajudar. Aliás, prefiro que me enviem uma ou duas imagens no corpo da mensagem do que apenas um link para flickr, blogs ou outros tipos de álbuns virtuais. Assim não preciso garimpar entre as fotos para tentar encontrar o problema, o que leva muito tempo e acaba deixando a resposta pra “depois”. As perguntas que eu mais respondo são aquelas diretas e objetivas, com questões que eu sei que não são fáceis de encontrar a resposta por aí.
As outras acabam indo para um folder “a responder” de onde muitas vezes acabam não saindo, devo admitir… Já descobri que o que não é respondido imediatamente entra numa fila que cada vez menos eu consigo atingir.
Por outro lado, muitas vezes acontece da pessoa fazer uma pergunta, eu responder detalhadamente, e não receber de volta nem um mero “obrigado”. A pessoa só aparecerá novamente se tiver uma nova pergunta, que, por motivos óbvios, eu não vou responder. rs Quando isso acontece, é frustrante e me deixa com a sensação de ter empregado mal o meu tempo. Mas por outro lado, existem aquelas mensagens que me fazem começar o dia mais feliz, que não perguntam nem pedem nada, a pessoa quer apenas dizer que se sente inspirada ou tocada pelo meu trabalho, e essas sou eu que sempre agradeço imediatamente, porque me tocam profundamente e são um retorno do meu trabalho que eu valorizo muito.
Mas o post de hoje é para as pessoas que escreveram fazendo perguntas e ficaram sem resposta. Sei que eu mesma disse aqui no blog que respondia sempre, e me desculpem por ter criado uma expectativa que não pude cumprir, mas quando escrevi isso, era a pura verdade! No início, era fácil responder tudo, hoje em dia fico satisfeita se respondo a metade, o que é raro!
Mas o fato é que eu gosto muito de ter esse contato com quem está começando, vivendo esta fase tão gostosa que é a descoberta da fotografia. O que me aflige é a caixa de mensagens lotada de perguntas que eu sei que não terei tempo de responder. As vezes, parece até lição de casa, rs, fica aquela sensação de dever não cumprido e sempre que eu olho para as mensagens ali, me esperando, fico achando que tenho que fazer alguma coisa para resolver essa questão. Por isso fiz este post, para dizer que não posso mais dizer que respondo “sempre”, e ao mesmo tempo dizer que tipo de mensagem costuma ser respondida, assim ninguém perde seu tempo.
Mas voltando ao que disse sobre gostar de ter contato com quem está começando, vem agora a segunda razão deste post. Gosto de compartilhar conhecimento e acho interessante acompanhar a trajetória de quem se inicia na fotografia. Cheguei a conclusão que não dá pra fazer isso por todo mundo, mas não quero deixar de fazer: vou escolher uma pessoa para acompanhar e orientar por e-mail. Será como uma mentoria, sem nenhum custo para quem for escolhido, obviamente, e sem um cronograma rígido. Fiz isso algumas vezes com algumas pessoas que me escreveram ao longo deste tempo, o que muda é que desta vez será de uma forma mais direcionada e, portanto, mais relevante. O que vai acontecer é que vamos trocar e-mails periodicamente, eu vou ajudar a esclarecer algumas dúvidas, acompanhar seu desenvolvimento, dar opiniões sobre suas fotos e orientar seu aprendizado.
Quem se interessar, deve fazer o seguinte:
Enviar um e-mail até o dia 14 de setembro, acompanhado de três fotos que mostrem seu estilo, um perfil resumido (nome, idade, cidade, o que faz…) e um texto dizendo em que fase está da fotografia, o que pretende e por que se identifica com meu trabalho. Seria interessante citar quais os pontos da fotografia em que acha que mais precisa de ajuda. Não importa a fase de aprendizado em que a pessoa estiver, desde que eu possa ajudar. Iniciantes são bem-vindos, assim como aqueles que tenham um pouco mais de experiência e noções de fotografia, mas precisem de um apoio para ir adiante. Quem tiver blog, flickr ou qualquer endereço que tenha álbum de fotos, deve mandar o link.
Quero deixar claro que não é concurso ou sorteio, vou escolher uma pessoa que me pareça comprometida com o aprendizado, interessada e que eu julgue que possa se beneficiar do que eu tenho a oferecer. Se der certo, a idéia é ir trocando periodicamente, depois que a atual mentoria tiver cumprido seu papel, e dessa forma poder atingir mais gente.
Obrigada a todos que escreveram para o blog nesses dois anos e meio de existência. Conheci muita gente bacana, fiz amigos, me emocionei e adorei receber esse retorno. Espero que seja sempre assim!

Comentários

26 Comments Uma oportunidade para quem quer aprender

  1. Julia Lemos August 30, 2010 at 5:36 pm

    Oba, sou a primeira a comentar!!!!! Adorei este post e a oportunidade maravilhosa de aprender com vc. vou me inscrever e ficar torcendo para ser escolhida. E eu entendo perfeitamente o que vc está dizendo, deve ser difícil responder tudo que chega, mas eu sou testemunha que quando vc pode, vc responde, porque já te perguntei algumas coisas e vc sempre me ajudou muito. Obrigada!
    beijos,
    Julia

  2. Paulo A. August 30, 2010 at 5:52 pm

    Oi Luciana,
    Quem já trabalha na área pode se inscrever? Eu comecei este ano a trabalhar com fotografia mas ainda tenho muito que aprender. Seria uma ótima oportunidade poder aprender um pouco com vc, já que venho acompanhando seu trabalho faz tempo e tenho você como inspiração.
    abraços,
    Paulo

  3. luciprado August 30, 2010 at 6:37 pm

    Oi Julia,

    Obrigada, bom saber que pude ajudar! Vou aguardar sua inscrição!

    beijos,

    Luciana

  4. luciprado August 30, 2010 at 6:39 pm

    Oi Paulo,

    O critério para se inscrever é querer aprender, então vc é mais que bem-vindo a participar. Abraços,

    Luciana

  5. Daniela Siqueira August 31, 2010 at 11:30 am

    Que ótima idéia! Agora sim que sua caixa de mensagens vai lotar… rs… de inscrições! Vou lá fazer a minha 🙂 Bjin!

  6. luciprado August 31, 2010 at 11:49 am

    Oi Dani,

    Demorou, rs! Já estava me perguntando onde andava vc, que sempre aparece logo que eu coloco o post no ar! 😉 Estou esperando sua inscrição!

    beijos,

    Lu

  7. Róger Gonçalves August 31, 2010 at 7:44 pm

    Isso da falta do 'obrigado' nas pessoas é comum, infelizmente.
    As pessoas (a maioria claro… tb não vou generalizar) acham que a internet é um mundo à parte, quando na verdade é apenas uma extensão da nossa vida real. Falta de educação aqui, nesse mundinho virtual, reflete da mesma maneira lá fora.
    Fala-se tanto em 'inclusão digital' mas esquece-se da 'inclusão social'.
    Eu sou suspeito pra falar da Luciana Prado pois já no primeiro contato que fiz com ela, ano passado, ela foi totalmente disposta. Até senti-me envergonhado ao fazer uma pergunta idiota que era facilmente encontrada no Google, como o que eram os filtros macro +1, +2, etc… lembra? 😉 A vida inteira trabalhando com internet e cometi essa gafe. ;-p
    (espero que não tenha limite de caracteres nesse comentário, senão vou ficar muito brabo se não couber tudo) ;-p
    A Luciana me ajudou a escolher a primeira DSL… quase que compro uma Canon vagabundinha… ela deve lembrar. 😉
    Confesso que não tenho paciência pra estudar fotografia… como todo leonino gosto de ver tudo funcionando rapidamente e não ficar escovando bit. Mas acompanho o trabalho de muitos fotógrafos e adoro as imagens de cada um deles. Cada um tem sua técnica, sua luz, seu enquadramento. Aprendi que não existe o modo correto, uma receitinha de bolo, cada imagem se destaca mostrando a personalidade de cada 'artista'. Sim, artista. Além de registrar o fotógrafo ainda tem que editar, corrigir isso, aquilo, etc… isso pra mim é arte. E adoro ver isso.
    Lu, sou teu fã! 😀
    Não vou participar desse teu 'tema de casa' por pura falta de tempo. Eu considero que todo aprendizado é válido, mas deixarei a oportunidade para quem realmente quer seguir essa maravilhosa arte de fotografar. Eu, fico aqui admirando o trabalho de todos e dando meus cliques sem compromissos. 😉
    Bjão!

  8. luciprado August 31, 2010 at 10:23 pm

    Oi Róger,

    Vc só esqueceu de dizer uma coisa: o quanto VOCÊ me ajudou desde que nos conhecemos. Me ajudou quando precisei torcar de computador, tirando todas as minhas (muitas) dúvidas, me ajudou a fazer o upgrade do blog (lembra a trabalheira?) e em várias outras ocasiões! Eu que tenho que te agradecer!

    beijão,

    Lu

  9. Katia Guimarães August 31, 2010 at 11:20 pm

    Oi Lu,
    Muito linda sua atitude em compartilhar conhecimento com seus fãs. Vou fazer minha inscrição sim e vou adorar ser orientada por você para aprimorar meu trabalho.
    Obrigada!
    Bjo.,
    Katia

  10. luciprado September 1, 2010 at 12:34 am

    Que bom, Katia, vou aguardar sua inscrição!!!

    beijos,

    Lu

  11. Fabiana Mancuso September 1, 2010 at 4:46 pm

    Lu, sou novata aqui. Encontrei vc em uma pesquisa no google por fotos de mulheres grávidas, minha cunhada está grávida e pediu q eu fizesse as fotos dela. Eu simplesmente me APAIXONEI pelo seu trabalho. Achei em vc uma sensibilidade que me enche os olhos. Quero ser assim. Amo fotografar, mas sou da classe de 'fotógrafa totalmente amadora' (rsrs), mas fotografo com amor. *-*

    Me interessei TOTALMENTE por sua ajuda aqui, disponibilizada. VOU ME INSCREVER! Preciso da sua ajuda.

    Quero aprender tudo o que posso, nada melhor do que com uma profissional tão sensível como vc.

  12. luciprado September 2, 2010 at 2:27 pm

    Oi Fabiana,

    Que bom que vc encontrou o blog, já recebi sua inscrição e adorei conhecer mais sobre vc! Dá pra sentir sua paixão e seu entusiasmo pela fotografia!

    Obrigada,

    Luciana

  13. Elaine Ferreira September 2, 2010 at 4:02 pm

    opa quase ia perdendo essa chance…vou mandar meu email hoje a noite pq agora estou no trabalho e está impossivel, mas hoje a noite chega e vou esperar ansiosamente pelo resultado da sua escolha. Sua atenção e carinho com quem começa é algo fundamental e saber valorizar o que para muitos nao tem importância, nao tem preço. Parabens pelo seu trabalho sempre.

  14. luciprado September 2, 2010 at 5:24 pm

    Oi Elaine,

    Obrigada! Vou esperar sua inscrição! O prazo é até o dia 12, não esquece!

    beijos

  15. Luciana Aith September 4, 2010 at 12:14 am

    Você é demais, Lu!
    Vivo as voltas com os e-mails com perguntas também, mas por enquanto ainda estou na fase de responder tudo, rsrs
    Bjs

  16. luciprado September 4, 2010 at 1:16 am

    Oi Lu,

    Pois é, já não dá pra dizer o mesmo, rs, mas eu bem que tentei! 😉

  17. Emara September 9, 2010 at 12:57 am

    Olá acabei de enviar um mail, sempre acho que é pretensão afinal tanta gente melhor, mas lembrando a historia do homem que rezou pra Deus cuidar de seus cavalos todo santo dia, mas esqueceu de amarra-los….. ca estou amarrando os meus ou melhor escrevendo pra ti, bjinhos e não desanime, vc me ajudou muito com os artigos.

  18. Emara September 12, 2010 at 5:13 am

    faltam apenas 24 horas para o resultado

  19. luciprado September 12, 2010 at 6:56 pm

    Oi Emara, quer dizer que vc está contando as horas? rs Estou esperando o fim do dia para fechar a escolha, mas já posso adiantar que será uma surpresa! 😉

  20. Rosangela Leme September 23, 2010 at 2:12 pm

    Luciana, acabei de conhecer seu blog e estou me sentindo como uma criança que achou um brinquedo novo…

    Estou encantada!

  21. luciprado September 23, 2010 at 9:54 pm

    Obrigada, Rosangela! Seja bem-vinda! 😉

  22. Bya Pelissari January 27, 2011 at 9:07 pm

    Oi Luciana, madei um e-mail pra vc hj, mas infelizmente mandei antes de ler esse post…entao nao estou cumprindo o q pede aqui, mas vontade de aprender e força de vontade eu tenho…sabe akele desejo louko…como si dependesse de sua sobrevivencia? rs..eh tipo assim…Mas claro q entendo vc….Parabens pelo trabalho…obrigada por nos deixar esse espaço…Beijaooo e Sucesso…

  23. luciprado February 3, 2011 at 1:23 pm

    Oi Bya,

    Voltei de viagem agora, mas vou responder seu e-mail, ok? 😉

    beijos,

    Lu

  24. Gisele Mascarenhas September 15, 2011 at 12:00 pm

    Bom dia Luciana , fiquei muito comovida com o seu trabalho, adorei todas as fotos que vi , parabéns!! Agora o que chamou mais a minha atenção foi a forma com que você se doa para as pessoas, seja para um profissional , para iniciante ou simplesmente para uma pessoa que gosta de ver fotografias. Mais uma vez parabéns!!!

  25. luciprado September 15, 2011 at 3:08 pm

    Oi Gisele!
    Muito obrigada! Seu comentário me deixou muito feliz! Apareça sempre por aqui!
    beijos,
    Luciana

  26. Claudia April 11, 2012 at 11:03 pm

    Que pena que perdi a inscrição… adoro fotografia e com certeza gostaria de aprender a melhorar as minhas!!! vou ficar atenta e quem sabe me inscrevo da próxima vez!!! bjo e parabéns pelo trabalho.

Comments are closed.